Cidades

Bolos saudáveis os novos queridinhos do momento

Os bolos que levam farinhas nutritivas, como farinha integral, amaranto, quinoa, amêndoas e outras, estão se tornando os queridinhos de quem quer manter a dieta aproveitando os prazeres da boa alimentação. Castanhas, nozes, amêndoas, maçãs, bananas, cacau, uvas passas, e outras especiarias ajudam a trazer mais sabor para os bolos. Trabalhar mais para ganhar menos.

Entrando para o mercado há pouco mais de um mês, a professora Telma Cheida contou que optou por fazer os bolos quando decidiu aumentar a renda. “Hoje o comentário tem sido um só: trabalhar mais para ganhar menos…então pensei que eu também poderia fazer algo. Foi  quando tive a ideia de investir em bolos menos calóricos”. Durante vinte anos, Telma Cheida foi sócia da empresa Telma&Solange Doces, onde colocava a mão na massa e também ajudava a administrar a empresa.

Há pouco tempo resolveu deixar o negócio e agora, com a crise, voltou a trabalhar no ramo. “Eu, primeiro, pensei em sobremesas, mas envolve louças especiais, cristais, o que tornava tudo mais complicado. Daí veio a ideia dos bolos saudáveis e diets, além dos tradicionais como chocolate, cenoura, laranja…”, contou ao Circuito Mato Grosso.

Os primeiros bolos foram encomendados por amigos e familiares, mas logo começaram os pedidos de desconhecidos e novos clientes começaram a aparecer. “No começo eu mandei mensagem em grupos do meu Whatsapp e em uma semana eu fiz 20 bolos. Mas antes de divulgar, eu fiz algumas receitas para o pessoal aqui de casa e, quando aprovaram, eu decidi divulgar nas redes sociais”. Hoje os bolos são compartilhados no Facebook e no Instagram da Telma.

As entregas são feitas por ela desde que o local não seja muito distante da sua casa, próxima ao Shopping Goiabeiras. Caso contrário deve ser retirado pelo cliente no endereço que é informado assim que a pessoa entra em contato e faz a encomenda. “Tenho recebido  encomendas de pessoas que me ligam porque viram uma postagem nas redes sociais, ou por indicação de outras que já compraram o produto e gostaram”.

Telma afirma que os bolos que têm mais saída são os saudáveis. Os preços para os bolos normais, saudáveis ou diets variam de acordo com os ingredientes utilizados.

Os ingredientes são comprados em lojas especializadas e em supermercados, mas ela explica que precisa fazer uma lista de locais para comprar, pois não são fáceis de achar. “Então eu preciso fazer uma pesquisa de mercado. Por enquanto eu compro no Atacadão e na loja Paiol, que trabalham com os produtos que utilizo”.

Agora entram na produção os bolos, também saudáveis, mas com muitas especiarias e castanhas para substituírem os tradicionais Panetones de Natal.

Receitas saudáveis da Viviane

Quem também encontra certa dificuldade para achar locais para comprar os ingredientes é a administradora Viviane Soares já está no mercado há dois anos. O foco dela também são os bolos saudáveis, e abrange principalmente clientes alérgicos. Além dos bolos ela faz pães. “No começo era mais difícil para achar os ingredientes, agora já tem algumas lojas. Algumas coisas eu compro pela internet, quando compensa, quando não tem valor do frete”.

A ideia para quitutes saudáveis surgiu quando a filha levava os amigos para passar o dia em casa. A garota, que hoje já é adulta, tinha uma colega que era alérgica ao glúten e ao leite de vaca e não podia comer os bolos preparados de lanche. “Eu entrei em contato com a mãe dessa amiga, que é nutricionista funcional, e pedi umas dicas”, explicou.

Viviane conheceu mais sobre o glúten e começou a preparar os bolos. “Eu nem sabia o que era glúten e ela até me disse que eu não precisava me preocupar em fazer o bolo por causa da filha, mas eu disse que a preocupação era da minha filha que queria que ela se sentisse bem vinda aqui. Aí a mãe me deu umas dicas do que eu poderia fazer”. Depois do glúten, Viviane tirou o leite da vaca e foi adaptando as famosas ‘receitas da vovó’ para o dia a dia.

“No começo foi só uma troca da farinha de trigo, pela farinha de arroz, que é a base que eu uso para fazer os bolos e os pães. Com o tempo eu fui aperfeiçoando tudo. Eu fiz cursos, dois em Cuiabá, e outros três em São Paulo. Fui adaptando, melhorando, conhecendo outras farinhas e com isso eu agreguei nutrientes e valores nutricionais nos bolos e nos pães”, explicou ao Circuito Mato Grosso.

Além das encomendas, Viviane vende os produtos no Espaço Magnólia e conta que já escutou de clientes que os bolos e pães são caros demais, porém afirma que quem é cliente fixo sabe que o valor é alto devido à matéria prima e qualidade dos produtos. “Como são diferenciados, eles custam mais caro”.

Os clientes de Viviane são pessoas que possuem alguma alergia. “Eu falo para as pessoas dos riscos, tenho sempre a sensibilidade de avisar o meu cliente, tanto que eu não falo que ele é próprio para consumo para quem precisa dessa alimentação exclusiva. Eu falo que meus bolos e meus pães são saudáveis por não conterem o glúten e o leite de vaca”, finalizou Viviane.

Bolos e doces refinados da Lais 

A empresa da Lais Borges Facio, a Bolo Facio ainda não entrou no segmento dos bolos saudáveis, mas já ganhou o gosto dos Cuiabanos com os bolos para aniversários e os doces refinados. Formada em Gastronomia, a Lais e a mãe trabalham em casa e comemoram as vendas em 2016. “Eu morava em São Paulo e voltei para cá este ano. Estava desempregada e grávida, como minha mãe já trabalhava com isso nós entramos em sociedade”, contou.

Ela não imaginava que daria tão certo e hoje chega a faturar R$ 3 mil por mês com a venda de bolos e doces para comemorações de aniversários e casamento. A princípio ela cozinhava só para a família e nem pensava em trabalhar com isso. “Hoje está superlegal e nós esperamos que continue. Estamos fazendo investimentos, buscando melhorar o local para atender ainda mais”.

O nome para a empresa foi uma brincadeira mais deu tão certo que ela manteve e começou a divulgar o trabalho nas redes sociais. “Facio é uma referência ao meu sobrenome que eu acabei adotando para a empresa”. A Lais usa das redes sociais como o Facebook para mostrar o trabalho e assim ganhar mais clientes.

Como encomendar

Viviane Soares: (65) 9 8119-7112

Instagram: @vivianessoares / Facebook: vivanesoares

Telma Cheida: (65) 9 8111-1271

Instagram: @telmacheida / Facebook: telmacheida

Lais Borges Facio: (65) 9 8102-6212

Instagram: @bolofacio10 / Facebook: Bolo Facio

Leia mais na versão impressa do jornal 

Catia Alves

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.