Seja no café da manhã ou no lanche da tarde, no bate papo na casa dos amigos, nas festas de aniversário das crianças da família, na casa da vovó ou nas festas juninas: qualquer uma dessas situações e muitas outras ocasiões prazerosas da nossa vida acontecem ao mesmo tempo em que a gente saboreia um belo e saboroso pedaço de bolo.
Entretanto, por mais que a receita seja uma ótima combinação para esses momentos, quem se preocupa em manter a boa forma e não quer aparecer com quilinhos em excesso não pode se dar ao luxo de comer o primeiro pedaço que vê pela frente, de forma distraída, sem parar para pensar e se perguntar: será que o bolo engorda? Para entender se o bolo engorda ou não, a gente realmente precisa dar uma olhada nas calorias presentes. Uma fatia de 100g de bolo tem aproximadamente 200calorias.
Então um pedaço pequeno de bolo já carrega um considerável número de calorias, portanto, existe sim a possibilidade de que o consumo do bolo resulte em quilinhos a mais no corpo. Se o consumo é frequente ou em grande quantidade é correto, sim, afirmar que bolo engorda. Outro ponto que precisamos levar em consideração é a questão nutritiva do bolo. Geralmente eles são ricos em açúcar, que apesar de ser um nutriente importante no fornecimento de energia ao corpo, quando consumido em excesso pode causar o aumento de peso. Um dos fatores que faz com que isso aconteça é que quando há uma quantidade muito grande de açúcar, a capacidade que o fígado tem de armazená-la é extrapolada e o açúcar extra ali presente é convertido em ácidos graxos (gorduras) que voltam a corrente sanguínea.
Uma vez que se encontram ali, esses ácidos graxos são encaminhados para outras partes do corpo e armazenados como gordura em regiões como o bumbum, o estômago, os quadris e nas mamas. Além disso, os bolos possuem um teor mais baixo de outros nutrientes importantes, especialmente para promover a saciedade no organismo como fibras e proteínas. Assim, ao comer um pedaço de bolo, a chance que você não se sinta satisfeito não é pequena e você provavelmente precisará consumir ainda mais calorias para acabar com a fome.
Lembre-se isso acontece quando comemos tanto o bolo simples como o bolo feito sem glúten, lactose e açúcar, pois nestes podem ser trocados a farinha de trigo por farinha de arroz, o leite de vaca por leite vegetal (coco-arroz) ou suco de fruta, mas terá óleo de coco ou manteiga de coco, poderá ser preparado com açúcar de coco que em tese é melhor que o açúcar branco mas tem a mesma caloria do açúcar comum, ou seja, tem que comer com moderação mesmo sendo mais nutritivo e rico em fibras.