Plantão Policial

Bolivianos são presos com 115 cápsulas de cocaína no estômago

Foto: Reprodução

Policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) realizaram a prisão de três bolivianos que tentavam entrar no Brasil com 115 cápsulas de cocaína escondidas no estômago. Eles foram detidos na barreira sanitária do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), em Corixa (144 km de Cuiabá/MT), que faz divisa com a Bolívia.

O comandante do Gefron, tenente-coronel PM Jonildo Assis, falou com o Circuito Mato Grosso sobre a ação. “Esse tipo de abordagem e revista é comum na região de fronteira. Os policiais do Gefron adquiriram experiência e técnicas que apenas conversando com os suspeitos, já se têm uma ideia se estão traficando ou realizando alguma atividade ilícita”.

Ao realizarem a abordagem, os bolivianos ficaram nervosos e não souberam explicar o que iriam fazer no Brasil. Foi solicitado, então, que os três acompanhassem os policiais até o Hospital Regional de Cáceres (217 km de Cuiabá).

O tenente coronel Assis falou do apoio do hospital nas ações do Gefron. “O Hospital Regional de Cáceres tem sido parceiro do Gefron. Sempre que precisamos somos prontamente atendidos. Os três detidos chegando ao hospital e foram submetidos a exames de raios-X, quando as cápsulas foram visualizadas nos estômagos dos suspeitos. Foram encaminhados ao médico, tomaram medicamento e expeliram as cápsulas”.

Entre os três detidos havia uma pessoa de menor. O tenente-coronel falou do perfil dos transportadores de drogas, conhecidos como ‘mulas do tráfico’. “Geralmente quem faz esse transporte são pessoas de bairros periféricos da Bolívia, que vivem em situação de vulnerabilidade. Por cada viagem, eles recebem em média, algo em torno de R$ 1.500,00”. Disse o comandante.

Atualmente, a polícia brasileira vem mantendo ótima relação com a polícia da Bolívia, o que gera ótimos resultados e boas apreensões. “Hoje graças a essa parceria, veículos já foram recuperados, grande quantidade de drogas apreendidas e criminosos brasileiros foram devolvidos ao País, presos pela polícia boliviana. O trabalho entre os grupos de inteligência dos dois países, tem sido fundamental no trabalho desenvolvido, concluiu o tenente coronel Assis.

Os presos estão detidos na delegacia de Cáceres. Atualmente 35 policiais atuam diariamente nas barreiras realizadas pelo Gefron.

Jefferson Oliveira

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em