Cidades

Bolívia autoriza voo comercial entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra

O Governo boliviano autorizou a operação de voos diretos entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra. A comunicação foi feita nesta quarta-feira (06.06). O Documento foi enviado ao Governo de Mato Grosso pelo ministro de Obras e Serviços Públicos da Bolívia, Milton Claros Hinojosa, e mostra que no último dia 1º de junho, a empresa Azul Linhas Aéreas foi autorizada a realizar a operação de voos comerciais entre os dois países.

Com a autorização, a Azul poderá operar voos diários entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra, que é a cidade mais populosa da Bolívia. Os voos possibilitarão integração ainda maior entre os Brasil e os países andinos, incrementando o turismo e o comércio.

O governador Pedro Taques comemorou a notícia. Em maio do ano passado, ele esteve com o presidente boliviano, Evo Morales, pedindo celeridade na questão.

“Esta rota é extremamente esperada para o Estado de Mato Grosso em razão da ampliação das oportunidades de turismo e de negócios entre Brasil e Bolívia, especialmente a região Centro-Oeste brasileira, aumentando a relação de irmandade entre estes dois países”, disse o governador.

O governador agradeceu o empenho dos deputados federais, equipe de Governo, e ao ministro boliviano pelo esforço em concretizar esse projeto e promover a integração regional.

Desde 2015, ainda no primeiro ano de gestão, Mato Grosso tem trabalhado no sentido de fortalecer as relações com o país vizinho. Em 2016, o Estado realizou a Caravana da Integração que saiu de Cuiabá, cruzou a Bolívia e o extremo-norte do Chile até chegar em Arequipa, no Peru. O objetivo foi buscar novas saídas para a produção mato-grossense e aumentar as relações comerciais.

As tratativas para que a Azul Linhas Aéreas operasse a rota iniciaram em 17 de junho de 2016, quando o governador assinou um protocolo de intenções em que a empresa se comprometia a fazer os estudos para saber a viabilidade do voo. Com o resultado positivo, começou então o processo de liberação.

O próximo passo para que os voos sejam operados é a liberação pelo Governo Brasileiro, via Polícia Federal, que já está em trâmite.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.