Na América do Sul, na minha mascarada opinião, tudo está definido, apenas Equador e Uruguai brigarão pelo quarto posto. Os equatorianos, com a vantagem do confronto direto em casa, devem ir diretamente ao Mundial. O Uruguai, que poderá até contar com uma facilitada da vizinha Argentina na rodada final (mais uma vez!), ganhou força de novo para voltar a um Mundial no Brasil, o que será uma história e tanto. Tenho sempre dito que os grandes da América do Sul são os favoritos ao título da Copa no Brasil, pois os europeus historicamente têm dificuldades por aqui e eles estranharão muitas coisas no próximo Mundial.
Na Europa, que faz quase a metade de uma fase final de Copa do Mundo, as coisas estão muito bem encaminhadas. Além de Holanda e Itália, já garantidas, as seleções de Alemanha, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Espanha, Inglaterra, Rússia e Suíça deverão ganhar seus grupos e avançar diretamente à Copa. Croácia, França, Portugal e Suécia, até por potencialmente serem separadas na repescagem, deverão pegar vagas também no Mundial brasileiro. Assim, teoricamente, teremos os oito campeões mundiais envolvidos no torneio do ano que vem. E teremos várias seleções que já foram vice-campeãs ou mesmo semifinalistas da disputa, casos de Bélgica, Croácia, Coreia do Sul, Holanda, Portugal, Rússia (como União Soviética) e Suécia. Tradição não faltará, portanto, em 2014.
E quem serão os oito cabeças-de-chave da Copa do ano que vem? Tomando como base o que a Fifa fez no Mundial de 2010, dando ênfase ao ranking de seleções para definir os “cabeças”, os oito times destacados são: Brasil (Grupo A), Argentina, Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, Holanda e Uruguai. A França seria a única campeã mundial fora dessa lista, isso porque está mal posicionada no ranking da Fifa e deve chegar à Copa mais uma vez passando por repescagem. Assim, em tese, o “Grupo da Morte” em 2014 tende a ser a chave em que cair a seleção de Ribéry, atual melhor da Uefa.
Como as seleções europeias de segundo escalão são colocadas num mesmo pote no sorteio e como a Fifa também separa seleções dos outros continentes para globalizar mais a disputa, dá para formatar o que seriam os grupos de 2014. Não vou dar uma aqui de Pai Bubu e querer prever quem cairá no grupo de quem, mas a brincadeira que farei abaixo é válida para se ter uma ideia do que deve vir pela frente. Há seleções fortes com preferências por atuar em determinadas cidades (Argentina e Uruguai preferem o Sul do país por proximidade, a Alemanha se sentiria muito em casa nessa região, a Itália e o Japão são tratados com muita devoção em São Paulo, Portugal tem colônia forte no Rio, a Holanda já dominou Recife, africanos podem curtir Salvador e por aí vai). Não sei até que ponto isso será atendido pelo Comitê Organizador, mas esse também tem interesses comerciais e tenta viabilizar o melhor para o torneio, que é sim dirigido. Seleções que trazem muita torcida (muitos turistas), que é o caso da Inglaterra, normalmente sã
o colocadas nas cidades com estádios de maior capacidade. Não estranhe, portanto, se o “England Team” (“English Team” é errado) jogar em BH, Brasília, Rio e/ou São Paulo.
A tabela que desenhei abaixo também pensa num caminho mais favorável ao Brasil, jogando os mais fortes concorrentes para o outro lado. Pelas chaves que montei, o Brasil só pegaria Alemanha, Argentina e Espanha numa semifinal ou numa final. Você acha que não tem gente no Comitê Organizador, na CBF e na comissão técnica da seleção brasileira pensando exatamente nessa “facilidade”? Também coloquei aqui num mesmo pote as cinco seleções africanas e as três sul-americanas que não são cabeças-de-chave (Chile, Colômbia e Equador). É claro que o Brasil, a Argentina e o Uruguai terão que cruzar na fase de grupos com um adversário da África. No último pote, estão seleções da Ásia e da Concacaf.
Pois bem, vamos aos grupos:
GRUPO A
Brasil
Suécia
Argélia
Honduras
GRUPO B
Uruguai
Bélgica
Gana
Irã
GRUPO C
Inglaterra
Croácia
Equador
EUA
GRUPO D
Argentina
Bósnia-Herzegóvina
Nigéria
Austrália
GRUPO E
Espanha
Rússia
Colômbia
México
GRUPO F
Alemanha
Suíça
Camarões
Costa Rica
GRUPO G
Holanda
Portugal
Costa do Marfim
Coreia do Sul
GRUPO H
Itália
França
Chile
Japão
Fox Sports