A situação mais grave foi encontrada no tradicional Antiquarius, no Leblon (zona sul), um dos mais caros da cidade, onde os fiscais recolheram e inutilizaram 25 kg de produtos vencidos, dos quais 5 kg eram de escargot, vencido há mais de um ano – com data de validade de julho de 2012. Vale lembrar que o prato de escargot é um dos que tem o preço mais alto no cardápio da casa, R$ 174. Além disso, os agentes apreenderam no restaurante alimentos como manteiga de escargot, endívia, dobradinha e presunto.
Em Ipanema, os fiscais do Procon-RJ autuaram outros três restaurantes. No Satyricon foram encontrados cerca de 4 kg de produtos fora da validade, entre presunto, queijos, picles e temperos diversos. Lá também havia mais de 2 kg de produtos, como atum e legumes diversos, sem informação da data de vencimento.
Já no Esplanada Gril os agentes recolheram 5kg e 350g de produtos vencidos entre peixes defumados, palmitos, molho de camarão e temperos. O restaurante também tinha 3 kg de batatas e filezinho de carne que não apresentavam informações sobre data de fabricação e de validade.
No Flamengo, o restaurante autuado foi o Alcaparra, onde foram encontrados 38 latas de refrigerantes, além de 7,5 kg de produtos vencidos, entre kani, mortadela queijo provolone e massa. Os 700g de kani encontradas tinham data de vencimento de outubro de 2012. No estabelecimento também foram recolhidos 500g de cogumelos que não apresentavam data de validade.
O único restaurante vistoriado pelo Procon-RJ que não apresentou irregularidade foi o Zuka, no Leblon.
R7