Política

Blairo Maggi apoia proposta que regula a criação de municípios

Com apoio do senador Blairo Maggi (PR), o plenário do Senado aprovou nessa quarta-feira (15), um projeto de lei que determina regras de regulamentação para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.

Na ocasião, Blairo Maggi ressaltou a realidade do Centro-Oeste, onde existem cidades com mais de 20 mil habitantes que não dispõe de representatividade política e de serviços públicos básicos “Diferentemente dos estados do Sul e Sudeste, que não precisam mais da criação de municípios, no Centro-Oeste e no Norte, temos vastas áreas sem a presença de um parlamentar municipal ou prefeito, sem nenhuma estrutura para atender a população” Defendeu o senador.

Segundo o projeto, serão necessários à realização de Estudo de Viabilidade Municipal (EVM), onde terá que comprovar a viabilidade econômico-financeira, político administrativa e socioambiental e urbana das novas áreas criadas. Além da consulta prévia às populações dos municípios envolvidos, mediante plebiscito.

Nos casos de fusão ou incorporação de municípios, 3% da população dos entes envolvidos deve assinar o requerimento que dará inicio ao procedimento. Já nos casos de emancipação, criação e desmembramento, o texto estabelece a assinatura de 20% dos eleitores residentes na área geográfica fruto da emancipação.

Umas das condições é que o município já preexistente e o novo tenham após a emancipação, população igual ou superior ás seguintes quantidade regionais: seis mil habitantes no Norte e Centro-Oeste, 12 mil no Nordeste e 20 mil no Sul e no Sudeste. 

O requerimento com assinaturas deverá ser encaminhado às Assembleias Legislativas de cada estado.

 Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões