Campeão do peso médio do Ultimate Fighting Championship, Michael Bisping aprovou Max Holloway como o novo dono do cinturão dos penas. O inglês valorizou o legado de José Aldo, que foi nocauteado pelo havaiano na disputa pelo título no UFC 212, no sábado passado, no Rio, mas considerou que somente agora a divisão passa a ter um campeão legítimo.
“Acho sensacional que Max Holloway tenha vencido e colocado a categoria dos pena nos trilhos. Honestamente, José Aldo é um grande lutador e teve uma carreira incrível. Há todas aquelas todas aquelas coisas positivas a respeito dele. Mas eu nunca aceitei a ideia de que José Aldo fosse o campeão peso-pena. Me desculpem, mas ele foi nocauteado em 13 segundos. Na luta seguinte, contra Frankie Edgar, ele, de repente, virou o campeão de novo. Eu nunca entendi isso. Por outro lado, tínhamos Max Holloway, vindo de dez vitórias seguidas. Ele estava melhorando a cada luta. A luta dele pelo cinturão interino, contra Anthony Pettis, foi meio sem sal, mas ele venceu. Em seguida, Holloway enfrenta o campeão linear, o que é uma farsa, porque Aldo não era o campeão linear. Aldo havia sido nocauteado duas lutas antes”, declarou o 'Conde' ao podcast Belive You Me.
José Aldo só voltou a ser campeão linear do peso pena em dezembro do ano passado, com a saída de Conor McGregor da categoria, depois de conquistar o título dos leves. O brasileiro teve o primeiro reinado na divisão até 66kg de 2011 a 2015, com sete defesas de título bem-sucedidas, mas perdeu o posto ao ser nocauteado de forma devastadora pelo irlandês McGregor, há um ano e meio. Já Holloway se tornou campeão interino ao bater Anthony Pettis e levou a melhor sobre Aldo na disputa pelo cinturão unificado dos penas, com nocaute técnico a 4min13seg do terceiro round.
Bisping ainda apontou as qualidades do novo campeão, que está invicto há quatro anos – a última derrota foi para Conor McGregor, por pontos, em agosto de 2013.
“Felizmente, Max Holloway foi lá e destruiu Aldo. Foi uma grande luta, muito divertida. É justo dizer que temos um campeão legítimo, e ninguém pode desmerecer ou desacreditar. Sim, ele perdeu para Conor McGregor, mas há muito tempo. Max é um lutador diferente agora. O peso pena tem um campeão mundial sólido, definido e absoluto. Isso é ótimo para a divisão”, concluiu.