Biscoito que esteve a bordo do Titanic foi leiloado na Inglaterra (Foto: Divulgação/Henry Aldridge & Son)
Um biscoito que estava a bordo do Titanic foi vendido por 15 mil libras (cerca de R$ 90 mil) em um leilão no final de semana na Inglaterra. O cracker, da marca Spillers and Bakers Pilot, foi guardado por um homem que ajudou a resgatar passageiros após o naufrágio em 1912.
O comprador, não identificado, foi um colecionador grego, segundo a empresa responsável pelo leilão, a Henry Aldridge & Son.
James Fenwick era passageiro do navio Carpathia, um dos que resgatou sobreviventes do Titanic, e guardou em um envelope o biscoito, retirado de um kit de sobrevivência de um dos botes salva-vidas. O item foi leiloado dentro do envelope em que Fenwick o guardou, e na qual escreveu “Biscoito Pilot de barco salva-vidas do Titanic, abril de 1912”.
Entre os mais de 200 itens leiloados, também se destacou a provável única foto do iceberg com o qual o Titanic se chocou e que causou o rasgo no casco do navio e seu consequente naufrágio, no qual mais de 1.500 pessoas morreram.
A foto foi tirada em 15 de abril de 1912, um dia depois do acidente, pelo comissário chefe do navio a vapor Prinz Adalbert. Na ocasião, ele ainda não sabia do que havia acontecido ao Titanic. Em uma carta que acompanhava a foto, assinada pelo autor da foto e outros três tripulantes do Prinz Adalbert, há a informação de que o iceberg tinha manchas de tinta vermelha em um de seus lados, que pareciam ter sido feitas “pelo atrito de um navio”.
A foto foi arrematada por 21 mil libras (cerca de R$ 160 mil) no leilão realizado em Devizes, Wiltshire.
Fonte: G1