Presidente do MDB em Mato Grosso, o deputado federal Carlos Bezerra afirmou que Emanuel Pinheiro errou ao não comparecer ao encontro de prefeitos eleitos pela sigla com o governador do Estado Mauro Mendes (DEM).
O chefe do Executivo estadual promoveu uma reunião no fim da manhã desta quinta-feira (3) no Palácio Paiaguas. Emanuel – um dos principais nomes da sigla – não apareceu.
“Foi um erro dele. Ele foi convidado por mim, pelo chefe da Casa Civil [Mauro Carvalho]. Foi um erro. Ele é prefeito da Capital, tem que construir pontes. Ele poderia ser a grande vedete da reunião, um congraçamento com os prefeitos do MDB que estavam ali”, afirmou Bezerra.
Para Bezerra, a reunião seria um momento de dar início a uma boa relação entre Emanuel e Mendes. Isso porque os dois não escondem as desavenças políticas e têm protagonizado troca de farpas desde que Mauro entrou no Executivo Estadual, em 2018.
“Ele também poderia começar um entendimento com o Governo do Estado. Demonstração de boa vontade, mas é um problema dele. Ele não poderia ter feito isso”, afirmou.
Ausência de Emanuel
A recusa do convite se deu após telefonemas de apoiadores a Emanuel.
O grupo ficou insatisfeito com a falta de apoio das principais lideranças do MDB durante a campanha eleitoral, como a deputada Janaina Riva e o próprio Bezerra.
De acordo com o ex-secretário de Obra de Cuiabá e coordenador da campanha de Emanuel, Vanderlúcio Rodrigues, a articulação para um encontro foi feita por pessoas que não fizeram parte da campanha do emedebista.
“O prefeito recebeu muitas acusações, foi vítima de fake news, foi xingado durante toda a campanha. As lideranças que o apoiaram ficaram abaladas. A base dele achou que não era o momento de construir essa aproximação”, disse.