Mix diário

Bessent nega ter aprovado extensão de trégua com a China por 90 dias: ‘Decisão cabe a Trump’

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, negou ter aprovado a extensão de uma trégua com a China por mais 90 dias, embora tenha admitido que o assunto esteve entre as principais discussões das delegações em Estocolmo. “Não é que não tenhamos discutido, mas não assinamos nada”, enfatizou, em coletiva de imprensa ao lado do Representante Comercial (USTR), Jamieson Greer, na tarde desta terça, 29.

Ambos reforçaram que a decisão de estender a pausa na aplicação de tarifas e até mesmo o nível das alíquotas sobre bens chineses dependerá do presidente dos EUA, Donald Trump. Mais cedo, o principal negociador comercial da China, Li Chenggang, havia dito que ambos os lados concordaram em estender a trégua, mas sem especificar quando e por quanto tempo.

Greer acrescentou que as conversas com contrapartes chinesas acontecem em nível técnico. “Explicamos para a China que nosso objetivo é zerar o déficit e fazer o reshoring de indústrias nos EUA”, afirmou.

Bessent disse ainda que as conversas com a China estão “ficando mais fáceis”, afirmando que houve uma evolução a cada uma das grandes reuniões realizadas nos últimos meses, no circuito Genebra, Londres e Estocolmo. “Eu diria que o propósito de reuniões frequentes é mostrar cooperação e respeito mútuo”, pontuou.

O secretário do Tesouro destacou ainda que os acordos alcançados com outras economias deixaram a posição dos EUA mais forte nas negociações. “Chineses foram surpreendidos pela magnitude dos acordos com o Japão e a União Europeia (UE). Não se tornaram complacentes, mas aceitarem avançar para discussões mais amplas sobre nossas economias”, afirmou.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve