Cidades

Beneficiários do Bolsa Família de Sinop devem atualizar cadastro

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação está convocando beneficiários do programa social Bolsa Família, em Sinop (500 km de Cuiabá), para atualização cadastral. A partir da próxima semana, mutirões de atendimento começam a ser realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Quem não prestar as informações necessárias está sujeito ao bloqueio, seguido de cancelamento, gerando, assim, a perda do benefício.

Conforme explica a secretária Josi Palmasola, o cidadão deve procurar o CRAS do território ao qual ele está vinculado. Para quem pertence à base do CRAS Boa Esperança, o mutirão ocorre na segunda e terça-feira, dias 27 e 28, entre 7h30 e 11h, e 13h às 17h. No CRAS Palmeiras, dias 29 e 30 de março, no Paulista dias 03 e 04 de abril e no Menino Jesus, 05 e 06 de abril.

“Se não fizerem a atualização pode haver cancelamento do benefício. E, se a pessoa for cortada, é muito difícil voltar. O caminho menos complicado para o cidadão é a atualização e, se por ventura, tiver que ocorrer o afastamento do programa [por não mais se enquadrar no perfil de beneficiário], que seja pela pessoa. Caso contrário, o sistema do Cadastro Único pode excluir”, alerta Josi.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, 2.676 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família em Sinop, o que corresponde a quase 7% (6,91%) da população do município, com base no Censo de 2010 (113 mil habitantes). Apenas no mês de fevereiro deste ano, o valor transferido aos assistidos pelo programa federal passou de R$ 381 mil.

Para estar em dia e não correr o risco de perder o benefício o cidadão deve prestar esclarecimentos frequentes nas condicionantes estabelecidas pelo programa e que contemplam áreas como Educação, Saúde e Assistência Social, consideradas tripé do Bolsa Família. Vão desde acompanhamento de frequência escolar, atualização vacinal, pesagem, confirmação de endereço, entre outros aspectos.

O município faz o acompanhamento periódico sobre cada uma das condicionantes de forma a monitorar e alertar o cidadão que registra defasagem na prestação de informações. Estar em dia com o cadastro também auxilia o município a cumprir suas metas nesta área. 

Para atualização é preciso estar munido de documentação pessoal de cada um dos membros da família, além daquelas pessoas que vivem no mesmo domicílio, mas não têm laços sanguíneos.

Com Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.