Líderes do Grupo A das Eliminatórias, os belgas somam agora 25 pontos, e não podem mais ser alcançados pelos croatas, que estão em segundo lugar com 17. Assim, a Bélgica apenas cumprirá tabela na última rodada da competição, quando recebe o País de Gales. A Croácia, que ainda poderá buscar a vaga na Copa na repescagem caso termine a fase de grupos como um dos oito melhores segundos colocados, vai visitar a Escócia. Os dois jogos estão marcados para a próxima terça-feira (15.10).
O atacante Romelu Lukaku, que joga pelo Everton, da Inglaterra, foi o destaque da partida que garantiu a classificação da Bélgica. Ele marcou os dois gols da vitória sobre a Croácia. Ao lado de nomes como os meias Fellaini e Hazard e o zagueiro Kompany, Lukaku é um dos destaques do forte time comandado pelo técnico Marc Wilmots.
Em sexto lugar no ranking da FIFA de setembro de 2013, à frente inclusive do Brasil, que está em oitavo, a Bélgica chegará cheia de moral para o sorteio dos grupos da Copa, marcado para o dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe. O Mundial de 2014 será o 12º da Bélgica. A seleção se junta a outras dez que já estão classificadas para a Copa: Argentina, Estados Unidos, Costa Rica, Itália, Holanda, Coreia do Sul, Irã, Japão e Austrália, além do Brasil, que é o país sede. A melhor colocação da seleção belga em Mundiais foi em 1986, quando terminou a Copa do México em quarto lugar.
Sistema de disputa
As 53 seleções europeias foram divididas em nove grupos, sendo que em oito deles há seis equipes e em outro, cinco. Após jogos de ida e volta dentro das chaves, o primeiro colocado de cada grupo garante vaga direta para a Copa. Os oito melhores segundos colocados disputam as quatro vagas restantes no sistema de mata-mata.
Portal da Copa