Cidades

Beber vinho reduz risco de morte por Alzheimer, diz estudo

Ingerir duas taças de vinho por dia pode reduzir as chances de morte em pacientes com Alzheimer. Um estudo realizado na Dinamarca indicou que portadores da doença que mantinham um consumo 'moderado' da bebida apresentaram cerca de 77% menos chance de morrer comparado a outros que não bebiam álcool. As informações são do Daily Mail.

O estudo realizado pelo Hospital Universitário da Dinamarca acompanhou 321 pessoas com Alzheimer ao longo de três anos. Ao final do tempo de observação, os pesquisadores notaram que 8% dos pacientes não ingeriam bebidas alcoólicas, enquanto 4% bebiam mais de 2 unidades por dia. Um a cada seis participantes mantinham um consumo moderado de 2 taças por dia. Durante o período, 16,5% dos pacientes participantes morreu.

Os pesquisadores concluíram que os pacientes que consumiam mais álcool tinham uma saúde mais saudável, o que aumenta a expectativa de vida.

Apesar dos resultados, os especialistas alertaram para a necessidade de mais pesquisa. "Esse estudo não é um sinal verde para as pessoas com Alzheimer começaram a beber mais", aconselhou o médico Doug Brown.

"Os resultados do nosso estudo apontam para uma associação entre o consumo moderado de álcool e a mortalidade em pacientes com Alzheimer. No entanto, não podemos encorajar ou não aconselhar o consumo de bebidas alcoólicas por esses pacientes", afirmou um documento divulgado pelos pesquisadores.

A médica Laura Phipps, do centro de pesquisa de Alzheimer do Reino Unido, advertiu que "alguns estudos sugerem que o consumo moderado de álcool pode ter um efeito positivo no cérebro, mas mais pesquisa é necessária para explorar isso e determinar um nível 'seguro' de álcool para pessoas saudáveis e as que convivem com a doença".

Fonte: Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.