Mix diário

BCE vê desaceleração nos reajustes salariais na zona do euro e projeta alívio em 2025

O Banco Central Europeu (BCE) divulgou nesta quarta-feira, 23, novos dados que apontam para uma desaceleração nos reajustes salariais negociados na zona do euro ao longo deste ano. Segundo o levantamento, o “rastreador salarial do BCE continua a indicar que as pressões salariais negociadas diminuirão ao longo de 2025”, reforçando as projeções divulgadas em março.

As informações atualizadas, que consideram acordos coletivos assinados até a primeira semana de abril de 2025, mostram que o crescimento salarial negociado, já com os pagamentos únicos suavizados, foi de 4,8% em 2024 e deve recuar para 3,1% neste ano. Já o indicador que exclui esses pagamentos aponta uma alta de 4,2% no ano passado e de 3,8% neste ano.

O BCE destaca que a “tendência fortemente descendente em 2025 reflete em parte o impacto mecânico dos grandes pagamentos únicos (realizados em 2024, mas não repetidos em 2025) e o caráter antecipado dos aumentos salariais em alguns setores no ano passado”.

Ressalta ainda que essas projeções “não devem ser interpretadas como uma previsão”, pois se baseiam nos acordos coletivos vigentes e estão sujeitas a revisões. Para uma visão mais abrangente, a instituição recomenda a consulta às projeções macroeconômicas publicadas em março, que estimam um crescimento anual de 3,4% na remuneração por empregado em 2025, ante 4,6% em 2024, com desaceleração ao longo dos trimestres.

O rastreador salarial é resultado de uma parceria entre o BCE e sete bancos centrais nacionais, com base em dados detalhados de acordos coletivos na Alemanha, Grécia, Espanha, França, Itália, Países Baixos e Áustria. A instituição faz a ressalva de que “os resultados não representam as visões dos órgãos decisórios do BCE”.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve