Mix diário

BC: inadimplência média no crédito livre sobe 5,4% em dezembro, de 5,3% em novembro

A taxa média de inadimplência nas operações de crédito livre oscilou de 5,3% em novembro (dado revisado, de 5,0%) para 5,4% em dezembro, informou o Banco Central nesta quinta-feira, 29. A taxa para pessoas físicas subiu de 6,6% (dado revisado, de 6,3%) para 6,9%. A das empresas permaneceu em 3,2% – o dado de novembro foi revisado, de 2,9% para 3,2%.

A inadimplência do crédito direcionado, com recursos da poupança e do BNDES, passou de 2,3% para 2,2% de novembro para dezembro.

Considerando o crédito total, que inclui o livre e o direcionado, a taxa passou de 4,0% (dado revisado, de 3,8%) para 4,1%.

Spread médio

O spread médio em operações de crédito livre caiu de 33,8 pontos (dado revisado, de 33,2 pontos) em novembro para 33,6 pontos em dezembro, informou o BC. A métrica representa a diferença entre o custo de captação de recursos pelos bancos e o que é efetivamente cobrado dos clientes finais.

O spread médio no segmento de pessoa física oscilou de 46,8 pontos (dado revisado, de 45,7 pontos) para 46,3 pontos. Nas operações de empresas, aumentou de 11,4 pontos para 11,8 pontos no mesmo período.

O spread médio do crédito direcionado, com recursos da poupança e BNDES, passou de 3,8 pontos (dado revisado, de 3,6 pontos) em novembro para 4,1 pontos em dezembro. O spread do crédito total, que inclui livre e direcionado, permaneceu em 21,4 pontos no período – o dado de novembro foi revisado de 20,9 pontos para 21,4 pontos.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve