Mix diário

BC da Rússia mantém taxa de juros em 21% ao ano pela quarta vez consecutiva

O Banco Central da Rússia manteve sua taxa básica de juros em 21% ao ano, após concluir reunião de política monetária nesta sexta-feira, 25. A decisão representa a quarta manutenção seguida, após o BC russo pausar o ciclo de aperto monetário em dezembro de 2024.

Em nota, a autoridade apontou que a economia começou a “retornar gradualmente para um crescimento equilibrado” e que as pressões inflacionárias continuam em declínio, mas ressaltou que os preços seguem em nível elevado e que a demanda ainda supera as capacidades de expansão da oferta de bens e serviços.

O BC russo manteve alerta de que a política monetária permanecerá restritiva pelo tempo necessário para reduzir a inflação à meta de 4% em 2026. “As próximas decisões serão feitas a depender da velocidade e sustentabilidade do declínio da inflação e das expectativas inflacionárias”, afirmou.

O BC da Rússia projeta que os juros devem permanecer em um intervalo de 19,5% a 21,5% em 2025, antes de ceder para uma faixa de 13% a 14% em 2026. Já a inflação deve cair para 7% a 8% em 2025 e alcançar a meta de 4% a partir de 2026.

Contudo, a autoridade alertou que existem riscos de alta ou de baixa para a inflação, associados a desdobramentos da economia global. A alta pode resultar de uma deterioração em termos de comércio exterior ou de efeitos nas dinâmicas de câmbio do rublo, caso o crescimento econômico global e os preços do petróleo desacelerem. Por outro lado, os riscos desinflacionários envolveriam uma queda “mais significativa” no crescimento de empréstimos e da demanda doméstica, sob condições monetárias apertadas ou melhora das tensões geopolíticas.

A próxima decisão do BC da Rússia deve ser divulgada no dia 6 de junho de 2025.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve