O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) prometeu nesta quinta-feira, 20, fortalecer medidas macroeconômicas e financeiras para apoiar a economia real e a demanda doméstica por serviços financeiros em 2025, após concluir sua Conferência Anual sobre Trabalho Macroprudencial. Entre as medidas, o BC chinês disse que irá explorar e expandir o uso de ferramentas para estabilizar o setor financeiro, inovar o sistema de política macroprudencial e promover a recuperação sustentável da economia.
A autoridade monetária também se comprometeu a melhorar o gerenciamento financeiro do mercado imobiliário para interromper a queda e estabilizar o setor, apoiando a construção de um novo modelo de desenvolvimento.
Além disso, o PBoC irá promover o uso internacional do yuan e melhorar sistemas de pagamento, precificação, investimento e financiamento estrangeiros. “Vamos desenvolver o mercado do yuan offshore, dar foco para o papel dos swap cambiais, acelerar a construção do Centro Financeiro Internacional de Xangai e consolidar o status de Hong Kong como centro financeiro internacional”, disse.