Policiais militares do Batalhão Ambiental e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) realizaram o fechamento de um garimpo ilegal, na tarde desta segunda-feira (26), na zona rural de Matupá. Na ação conjunta, um homem de 46 anos foi conduzido, maquinários foram apreendidos e multa de R$ 809 mil foi aplicada.
Conforme o boletim de ocorrência, durante a Operação Guardiões do Bioma, as equipes do Batalhão Ambiental e Rotam receberam informações emitidas pelo satélite Planet e repassadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) sobre uma área onde estaria ocorrendo a atividade de extração de minério, na zona rural de Matupá.
De imediato, os policiais militares se encaminharam para o local informado e flagraram o empreendimento em pleno funcionamento. As equipes foram recebidas por um homem, que se apresentou como proprietário e responsável pelo garimpo.
Questionado sobre as documentações de autorização do funcionamento do empreendimento, o homem apresentou documentos com validade até julho deste ano, sendo informado pelos policiais que a atividade estava ocorrendo de forma ilegal. No local, foram encontrados duas escavadeiras hidráulicas, dois tratores de esteira e três motores de bomba, que estavam sendo utilizadas na atividade ilegal.
Diante da situação, o suspeito foi conduzido para a Delegacia de Matupá pela infração de construção e funcionamento de empreendimentos poluidores sem autorização. Foi feito o registro de boletim de ocorrência e a aplicação da multa de R$ 809.159,00. Os maquinários apreendidos estão sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo.