BARRACA DO REVIRADO
Como forma de divulgar o Senhor Bom Jesus de Cuiabá como o nosso Padroeiro, os festeiros titular e promissários acharam a melhor forma em participar da Feira Internacional do Pantanal, em que circulam diversos segmentos da sociedade por noite. Com o apoio do Padre Edimilto Santos da Mota, Cura da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus, o Rei Luiz Carlos Ticianel, a Rainha Profª Luzia Guimarães e a festeira Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, juntos os demais voluntários estarão à frente da Barraca de Revirado Cuiabano, cuja renda será revertida para a festa que acontece em setembro. O prato principal da temporada que é o “Revirado Cuiabano” que terá a assinatura deste jornalista, sendo muito conhecido no ramo da gastronomia. O Revirado será acompanhado de arroz branco, banana da terra frita e uma boa pimenta, tudo acompanhado de um bom azeite extravirgem. Vamos prestigiar o prato com a cara de Cuiabá!
CUIABÁ 300 ANOS
No silêncio, o sempre lembrado cuiabano José Rabelo Leite, que foi o coordenador geral das celebrações dos 250 anos de Cuiabá em 1969, montou uma comissão de primeira linhagem que fez uma festa que é lembrada até hoje. Durante os doze meses do ano havia solenidades todos os dias, Rabelo Leite teve aval do prefeito da época Dr. Bento Machado Lobo, do governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Pedrossian, formou uma comissão digna de reconhecimento e aplausos. Enquanto a elegante Srª Gilda Ricci Rabelo Leite se envolvia com os grupos de senhoras da sociedade para promover eventos sociais. Vejo muito barulho sobre os 300 anos de Cuiabá e poucas ações, na capital há pessoas capazes que têm ideias fantásticas que dariam ideias, que talvez dessem uma transparência nas celebrações da eterna capital de Mato Grosso.
CUIABÁ, TERRA-MÃE
Cuiabá, uma cidade que encanta a todos com a sua magia da hospitalidade, do seu linguajar, do olhar fascinante, dos bailados, dos cantos, fatos, história que seduz a todos os visitantes. Da fé em nosso Padroeiro Senhor Bom Jesus de Cuiabá, da festa do Divino Espírito Santo, a bandinha tocando nas ruas: “Senhor Divino, cadê seu pão? Tá lá na cada de Mané Galvão”. Do alto da colina do Rosário, no amplo espaço do Largo do Rosário, celebra-se a festa de São Benedito, cinco dias de festas, o Santo Negro, considerado o Santo Festeiro da Cidade Verde. Será que há outra cidade melhor do que Cuiabá? Os cidadãos que escolheram esta terra viram gente de bem, que muitas vezes são filhos ingratos com a terra-mãe. Mas não importa o que eles acham da cidade: o importante é que a cidade deu status a muitos, com as bênçãos do Senhor Bom Jesus, vivendo felizes na terra-mãe.