Política

Barra é a 1ª cidade de MT aderir ao Pre-Sal e recursos serão aplicados na Educação e Saúde

De acordo com o projeto, os recursos do Pré-Sal que ‘tocarem’ para Barra do Garças serão aplicados na Saúde e Educação. A proposta foi sugerida pelo vereador Odorico Kiko (PT), líder do prefeito na Câmara Municipal. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na segunda-feira (16).
 
A matéria foi apresentada em regime de urgência urgentíssima para cumprir a obrigatoriedade exigida pelo governo federal que começa a liberar, a partir do mês de outubro, as primeiras parcelas. O critério de distribuição ainda não foi estabelecido em Mato Grosso, no entanto, a expectativa de Roberto é que a quota destinada ao município possa equilibrar as finanças das secretarias de Educação e Saúde.
 
O primeiro estado da nação a estar pronto com a legislação do Pre-Sal é Pernambuco. A elaboração do projeto, segundo o vereador Kiko, contou com o auxílio da secretária de Educação, Fátima Aparecida Resende, como forma de priorizar o setor. “A aprovação dessa lei mostra a sintonia da municipalidade com o momento histórico e vislumbrando a possibilidade de conseguir pagar o piso salarial dos professores da rede municipal em curto prazo”, destacou.
 
A parcela de transferência federal para os Estados é estimada em R$ 770 milhões. O repasse será referente aos três últimos meses de 2013.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões