O consórcio da Bacia do Alto Paraguai é formados por 15 municípios sendo, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olimpia, Denise, Arenápolis, Nortelândia, Diamantino, Alto Paraguai, Santo Afonso, Nova Marilândia, Campo Novo dos Parecis, Sapezal e Nova Maringa. E tem como objetivo, fortalecer as cadeias produtivas em desenvolvimento, além de discutir e encontrar soluções para os problemas praticamente comuns entre os municípios da região.
Esta será a primeira reunião ordinária, presidida pelo prefeito de Nova Marilândia, Werner Santos, que na oportunidade estará abordando diversos assuntos, entre eles, o desenvolvimento regional e agricultura familiar, MT Integrado e recuperação de rodovias estaduais não pavimentadas, além do projeto de piscicultura e irrigação na agricultura familiar.
De acordo com o prefeito de Barra do Bugres, Julio Florindo, além dos temas que estão em pauta, também será apresentado aos presentes toda programação do XIX Fest Bugres – Festival Internacional de Pesca e o calendário das festividades alusivas ao aniversário da cidade.
Julio Florindo fez questão de destacar que o município estará recebendo diversas autoridades do Estado para essa reunião, entre eles, o suplente de senador José Aparecido dos Santos (Cidinho), o Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Figueiredo Sá, o Adjunto de Desenvolvimento Regional, Reinaldo Loffi, o Secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio Nunes de Oliveira, além de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores.
Estarão presentes prefeitos da região, que compreende o Consorcio e representantes do Governo do Estado, que na oportunidade estarão discutindo projetos que devem fomentar setores econômicos, logísticos e de infra estrutura de toda região.