Neste domingo, o Barcelona recebeu o Leganés no Camp Nou, em partida válida pela 23ª do Campeonato Espanhol. Buscando recuperar-se após a goleada sofrida no meio de semana pela Liga dos Campeões, o Barça venceu por 2 a 1. Messi marcou duas vezes, e Unai López descontou para os visitantes.
Com o resultado, o Barça chegou aos 51 pontos, retomou a segunda posição e segue na cola do líder Real Madrid, que aparece com 52. Já o Leganés vive situação complicada no torneio e é apenas o 17º colocado com 18 pontos, dois a mais do que a primeira equipe na zona de rebaixamento, o Sporting Gijón.
Pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona volta atua no próximo domingo, quando encara o Atlético de Madrid, às 12h15, no Vicente Calderón. Já o Leganés retorna ao gramado no sábado, e se prepara para receber o Deportivo La Coruña às 12h30.
O jogo
Aproveitando-se da vantagem de jogar em casa, o Barcelona começou com tudo a partida. Aos três minutos, os catalães abriram o placar e davam sinais de que não teriam maiores dificuldades para bater os visitantes. Neymar tocou para Suárez na esquerda, e o uruguaio cruzou na medida para Messi, que completou para a rede.
O Barcelona parecia ter o controle da partida, mas o Leganés mostrou que estava vivo no confronto. Aos 16, El Zhar saiu na cara de Ter Stegen, que abafou e defendeu. Na segunda tentativa, o atacante bateu cruzado no canto, mas o arqueiro alemão se esticou e salvou os donos da casa.
O time azul grená tentou dar o troco, mas Messi acabou parando no goleiro Herrerín aos 27 minutos. Apesar da boa chance, foi o Leganés que teve as melhores oportunidades até o intervalo. Primeiro, Mantovani cabeceou com perigo, depois, El Zhar novamente deu trabalho, mas Ter Stegen mais uma vez evitou o gol do atacante marroquino.
No segundo tempo, o Leganés seguiu pressionando os catalães, e o jogo permanecia aberto, com as duas equipes tendo chances de movimentar o placar. Para sorte do Barça, Ter Stegen estava em noite inspirada, e salvou o chute de Guerrero. Na sequência, foi a vez do goleiro visitante evitar o gol de Neymar.
Aos 23, o Barcelona teve a chance de aumentar a vantagem com o brasileiro Rafinha, que recebeu na direita, driblou dois marcadores, mas acabou parando em Herrerín duas vezes. A chance desperdiçada custou caro aos donos da casa, que viram os adversários empatarem dois minutos depois.
Sergi Roberto vacilou na defesa e foi desarmado. A bola sobrou para Machís, que, no canto direito, cruzou para trás na medida para Unai López, que bateu para o gol. O chute chegou a desviar em Ter Stegen, mas dessa vez o arqueiro alemão não evitou o empate.
O Barcelona seguiu tomando sufoco, mas a situação mudou de panorama aos 43 minutos. Em bela jogada de Neymar na linha de fundo do lado esquerdo, o atacante brasileiro acabou derrubado na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Messi fuzilou as redes e recolocou o Barça na liderança da partida, faltando um minuto para o final do tempo regulamentar.
Apesar da vitória provisória, o Barcelona seguiu tomando sufoco, já que o árbitro deu cinco minutos de acréscimo. O Leganés teve a chance de um novo empate aos 47 minutos do segundo tempo, mas El Zhar mandou a bomba para fora, para alívio dos torcedores catalães.
Fonte: SuperEsportes