O Barcelona continua na liderança do Campeonato Espanhol, mas a derrota para o Leganés por 1 a 0, neste domingo, em casa, deu sequência à má fase da equipe, que não vence há cinco rodadas na competição. O último triunfo aconteceu no dia 3 de novembro, quando bateu o Espanyol por 3 a 1.
Neste mesmo período, o Atlético de Madrid acumulou cinco vitórias e alcançou os mesmos 38 pontos do Barcelona, que leva vantagem no saldo de gols (30 a 20). O time de Madri, porém, tem um jogo a menos. Outro time da capital, o Real, também tem uma partida a fazer para se igualar ao Barcelona e soma 37 pontos.
Na próxima rodada, o Barcelona tenta a reabilitação em um confronto direto pela liderança e recebe o Atlético de Madrid no sábado. O Leganés, na 15ª posição com 18 pontos, encara o Villarreal, em casa, no domingo.
O gol que marcou a quarta derrota do Barcelona no campeonato saiu logo do começo do jogo, aos 4 minutos, e foi resultado de uma falha de marcação. Após cobrança de escanteio pela direita, Sergio Gonzalez subiu sozinho na primeira trave e tocou de cabeça no canto esquerdo do goleiro Iñaki Pena.
O que se viu após o gol foi o Barcelona tentando diminuir o prejuízo aumentando o volume de jogo. O time da casa teve quase 78% de posse de bola no primeiro tempo, mas era pouco efetivo no ataque. Na segunda etapa, a posse do Barcelona foi ainda maior e superou os 80%, mas a medida que o tempo passava o nervosismo ficava mais evidente. A única finalização correta no segundo tempo só saiu no final do jogo.
VITÓRIA COM HOMENAGEM
O domingo foi de festa para o Atlético de Madrid. Campeão da MotoGP e torcedor do clube, o piloto Jorge Martín foi homenageado durante a vitória sobre o Getafe por 1 a 0, no estádio Metropolitano. De quebra, o piloto viu seu time assumir a vice-liderança, ultrapassando o rival Real na tabela.
Jorge Martín exigiu categoria em cima de sua moto, deu a famosa volta olímpica para os mais de 60 mil torcedores presentes e ainda exibiu o troféu de campeão da MotoGP. O piloto trouxe sorte ao time. Este foi o 11º triunfo consecutivo na temporada do time do técnico Diego Simeone.
O Getafe, por sua vez, continuou tendo uma campanha de altos e baixos, muito próximo da zona de rebaixamento, com 16 pontos. Uma vitória sobre o Atlético de Madrid não acontece desde 2011, quando venceu por 3 a 2, em partida pelo Campeonato Espanhol.
Principal característica da equipe de Simeone, a boa marcação esteve presente na vitória sobre o Getafe, tanto que o time visitante praticamente não ameaçou nos primeiros 45 minutos de partida. Já o Atlético apostou nas bolas alçadas na área adversária. A melhor chance foi com Giuliano Simeone, aos 44. Ele subiu sozinho e jogou para fora.
O Atlético chegou a ter 61% de posse de bola e não deixou o Getafe crescer em nenhum momento da partida. A superioridade se transformou em gol aos 24. Sorloth recebeu dentro da área e cabeceou para o gol, abrindo o placar no estádio Metropolitano.
Com dificuldade na criação, o Atlético resolveu recuar e passou a administrar o resultado, que o fez ultrapassar o Real Madrid na tabela de classificação, mas não antes de um susto nos acréscimos. Em cobrança de falta, Luis Milla por muito pouco não empatou. A bola tirou tinta do travessão.
O Atlético de Madrid volta a campo para o duelo entre líder e vice-líder do Espanhol. O time de Simeone enfrenta o Barcelona no sábado, às 17h, no estádio Olímpico Lluís Companys. No mesmo dia, às 10h, o Getafe recebe o Mallorca, no Coliseum Alfonso Pérez.
ATHLETIC BILBAO SÓ EMPATA COM O ALAVÉS
Quarto colocado no Espanhol com 33 pontos, o Athletic Bilbao só empatou com o Alavés em 1 a 1 após três vitórias seguidas. O Bilbao marcou primeiro, com Gomez, aos 10 minutos do primeiro tempo, e o Alavés empatou com Joan Jordan no segundo tempo.
Já o Villarreal perdeu a chance de entrar na zona de classificação das copas europeias ao perder para o Bétis por 2 a 1. O brasileiro Vitor Roque marcou o primeiro do Bétis no primeiro tempo, o argentino Lo Celso ampliou no início do segundo tempo, e Baena diminuiu para o time da casa.
Real Sociedad, sétimo colocado (25 pontos), e Las Palmas, 14º (19), empataram sem gols.