Luisito Suárez encerrou sua participação no Espanhol com 40 gols e foi o artilheiro depois de uma arrancada espetacular (14 gols nos últimos cinco jogos). Ele quebrou o duopólio de Messi e Cristiano Ronaldo, que se revezavam desde 2009/10 – um ano antes, o compatriota e amigo Diego Forlán fez 32 gols com a camisa do Atlético de Madrid. Também faturou a Chuteira de Ouro, vencendo a concorrência recente do craque português, Higuaín e Jonas.
Na temporada, o uruguaio tem 59 gols e só é superado por duas versões dos atuais melhores do mundo: Messi em 2012/13 (60 gols) e 2011/12 (73) e Cristiano em 2011/12 (60) e 2014/15 (61). Cabe ressaltar que Suárez ainda entrará em campo mais uma vez, na decisão da Copa do Rei, contra o Sevilla, no próximo sábado.
No fim das contas, o Barcelona só quis mesmo dar emoção à reta final do Espanhol. Depois de quatro tropeços consecutivos, críticas e o temor de que a temporada iria abaixo, vieram cinco vitórias inapeláveis para confirmar o bicampeonato. A última com a assinatura do nome da campanha: Luis Suárez fez todos os gols nos 3 a 0 sobre o Granada, neste sábado, fora de casa, confirmando que é preciso muito mais do que algumas "malas brancas" para deixar este Barcelona desconfortável. No futebol, poucos podem se igualar ao brilho do trio MSN e dos coadjuvantes de luxo de Luis Enrique.
O Barça, que só precisava de uma vitória para não depender de outro resultado, terminou a liga com 91 pontos, um a mais do que o Real Madrid – os merengues fizeram 2 a 0 no Deportivo La Coruña, também fora de casa, neste sábado. Foi o sexto título do clube nos últimos oito anos, diminuindo a diferença para o arquirrival para oito conquistas (32 a 24). No período, Real e Atlético foram campeões uma vez cada.
Fonte: UOL