Política

Barbudo diz que Bolsonaro depende da “velha política” para viabilizar governo

O deputado federal empossado Nelson Barbudo (PSL) disse nesta segunda-feira (14) que o presidente Jair Bolsonaro depende da “velha política” para construir uma “base forte” de governo. Para isso, é necessário o apoio dos presidentes da Câmara Federal e do Senado como estratégia para encaminhar propostas de gestão.

“Nós todos sabemos que o Rodrigo Maia (DEM) é antigo, caminha para a reeleição, ele é uma pessoa considerada da velha política, mas o que o cidadão mato-grossense precisa entender, é que sem uma base forte, o governo Bolsonaro não caminha. O governo precisa ter compromisso com a presidência da Câmara, e a presidência do senado também”, disse ele em entrevista à rádio Capital FM.

Essa avaliação o levou a apoiar a candidatura de reeleição à presidência da Câmara Federal de Rodrigo Maia (DEM). O democrata é visto no momento como o nome com mais chance vencer a eleição interna do Legislativo federal. Ele concentra sua base, além de representantes do DEM, apoiadores do PSL, PR. Podesmo e PRB, que compõem o chamado bloco de centro.

Nelson Barbudo apontou ainda uma disputa entre o PSL e o PT na ocupação de posições de poder no Congresso Nacional como motivo para fechar acordo com base dominante.   

“Se o PSL não ocupar esse espaço, nós abriremos espaço para o PT. O PT está assediando e querendo ocupar esse espaço no bloco que irá apoiar o Maia, e aí o PSL ficaria de fora, nós seríamos a segunda maior bancada, sem representatividade”.

Questionado sobre a balança da negociação entre PSL e o DEM, deputado afirmou que o cenário que mostrada qual lado tem mais peso ainda está em formação.

“Essa que é a grande jogada que está acontecendo aqui em Brasília neste momento, as perguntas que têm sido direcionadas, pois sem uma base no governo, sem apoio na Câmara, torna-se inviável um governo Bolsonaro. Maia nos dá, de palavra evidentemente, nós somos obrigados a acreditar que o Rodrigo Maia dará abertura as pautas do governo federal”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões