Cidades

Banho na Salgadeira poderá ser liberado em breve, garante Wilson

Um dos clamores da população poderá ser atendido em breve, de acordo com o deputado estadual Wilson Santos (PDSB), que comandava até pouco a pasta de Cidades no governo do Estado. Segundo ele, o banho na cachoeira da Salgadeira, localizada na rodovia MT-251 que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães (distante cerca de 70 km de Cuiabá) poderá ser liberado em breve.

De acordo com o deputado, a liberação para banho na cachoeira depende de parecer favorável do Ministério Público Estadual (MPE), órgão que pediu na Justiça o fechamento do local. Segundo ele, há uma inclinação favorável à permissão de banhistas, com a sinalização de cinco autoridades do MPE.

“A Salgadeira foi fechada em 2010 por uma provocação do Ministério Público e atendido pela Justiça na época. Nós vamos inaugurá-la nas próximas semanas. Está ficando linda, muito bonita. A nossa luta é pelo banho. Eu entendo que já há uma sinalização muito positiva, que concorda com a volta do banho. Então, nós estamos muito próximos de recebermos a autorização do Ministério Público Estadual no sentido de liberarmos o banho na cachoeira, que, pra mim, é o lugar mais gostoso e místico”, comentou o deputado, em entrevista à rádio Vila Real FM, na manhã desta terça-feira (24).

A pauta sobre a permissão para banho na Salgadeira já havia sido levantada pelo deputado logo quando retornou para a Assembleia Legislativa (ALMT), quando, na tribuna, reiterou que “seguia na luta” pela liberação. Na ocasião, ele destacou que o local é um ponto importante para a cultura mato-grossense e considerou o banho na cachoeira uma “tradição”.

"Estamos trabalhando com o Ministério Público essa permissão do banho, porque é tradição, costume. Estamos conseguindo reverter essa decisão anterior e está bastante avançado. A orientação do governador Pedro Taques é que a sociedade tenha acesso, direito ao banho, que sempre existou, sempre aconteceu, é uma tradição, um direito", observou.

No entanto, o deputado destacou que a liberação para banho não deverá acontecer de forma vaga, liberada para todos. Segundo ele, deve haver um ordenamento para banho, que ficará sob responsabilidade da Secretaria-adjunta de Turismo, ligada à Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Na ocasião, ele disse: “O banho não pode mais acontecer de qualquer maneira ou em qualquer horário. Será observada a capacidade máxima de suporte”. Ele destacou ainda que o ordenamento vem sendo adotado em vários parques nacionais e internacionais. “O acesso será ordenado com uma carga estabelecida. Preencheu o número, não acessa mais naquele dia", explicou.

Obras

Fechada a quase uma década, o Complexo Turístico da Salgadeira está com as obras quase 100% concluídas, mas ainda não tem prazo para reinauguração. Isso porque a reforma já foi marcada para duas outras datas, mas sempre adiada pelo Governo do Estado. Primeiramente, foi adiada em razão “das fortes chuvas”, no dia 3 de abril. No último final de semana, o governador Pedro Taques (PSDB) determinou que se adiasse, mais uma vez, a entrega do local. Conforme as apurações, o governo não contratou uma empresa para administrar o Complexo, o que inviabiliza a inauguração.

 

Leia mais

{relacionadas} 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.