A energia elétrica está no nível mais elevado de cobrança, desde o dia 1 de junho entrou em vigor a bandeira vermelha. Isso indica que o custo cobrado pela energia está mais caro, o custo é R$ 5,00 a cada 100 KwH consumidos.
A alta de mais de 40% no adicional faz parte de um conjunto de alterações nas regras das bandeiras tarifárias proposto pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), antes o valor da bandeira vermelha era R$ 3,50 pelos mesmos 100 kWh consumidos.
De acordo com Agência Nacional de Energia Elétrica, o motivo para mudança de cor da bandeira é causado pelo fim do período úmido, que faz com que os reservatórios do Sul diminuam o volume de água. Além disso, a escassez do período chuvoso é outro fator que contribui para redução desta quantidade de água.
Com esse ajuste na cobrança, a empresa responsável pela distribuição de energia no Estado de Mato Grosso, Energisa, recomenda algumas atitudes que deve ser adotada pelos consumidores para não haver susto quando chegar o talão de cobrança.
– Tome banhos mais curtos, de até cinco minutos, e de preferência, com a temperatura morna no verão.
– Se ligar o ar condicionado, observe se as portas e janelas no local estão fechadas. Mantenha o filtro dos aparelhos limpos e diminua ao máximo o tempo de utilização deles.
– Sempre coloque cortinas nas janela que recebem sol direto.
– Se precisar usar a geladeira, pense antes do que precisa, para deixá-la aberta somente o tempo necessário. Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções e nunca coloque alimentos ainda quentes dentro dela.
– Também merece atenção: as borrachas da geladeira para certificação se ainda estão vedando o equipamento.
– Junte o máximo de roupas que puder e use a máquina de lavar e o ferro de pesar de uma só vez.
– Substitua lâmpadas halógenas e fluorescentes por lâmpadas LED. O custo inicial será compensado com a economia de energia.
– Não seque roupas atrás da geladeira.
– Coloque a geladeira longe dos raios solares, do fogão ou estufa.
– Compre seus equipamentos com o Selo Procel ou com classificação A do Inmetro.
– Não deixe a TV ligada sem necessidade e evite usar o modo “stand by”, pois ele faz com que alguns equipamentos consumam energia mesmo quando desligados.