Uma aposentada de 64 anos, moradora de Mato Grosso, conquistou na Justiça o direito a uma indenização de R$ 7,1 mil após ser vítima de um golpe que envolveu liberação fraudulenta de empréstimo. O Banco BMG e o Banco Santander foram considerados responsáveis por falhas de segurança que permitiram a fraude.
O golpe ocorreu após a idosa tentar cancelar um cartão de crédito junto ao Banco BMG, sendo posteriormente contatada por um falso atendente. Com acesso aos seus dados, o criminoso conseguiu contratar, junto ao Santander, um empréstimo de R$ 4.595,22, cujo valor foi pago pela vítima em um boleto falso.
A Defensoria Pública ingressou com a ação em maio de 2024, obtendo a anulação do contrato e devolução dos valores descontados. Inicialmente, o pedido de danos morais foi negado, mas o juiz reformou a sentença após recurso.
O processo transitou em julgado e entrou em fase de cumprimento. O Santander já pagou sua parte, mas o BMG ainda não efetuou o depósito, sendo intimado a quitar o valor sob risco de sofrer medidas coercitivas.