O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta segunda-feira (6) manter, nos mesmos níveis, a linha de crédito emergencial oferecida aos bancos gregos para evitar o colapso do sistema financeiro do país.
"O Conselho Gestor do Banco Central Europeu decidou hoje manter a provisão de assitência de liquidez emergencial (ELA, na sigla em inglês) aos bancos gregos no nível decidido em 26 de junho de 2015 após discutir a proposta com o Banco da Grécia", diz o ECB, presidido pelo italiano Mario Draghi, em nota. "A situação na República Helênica tem um impacto nos bancos gregos uma vez que o colateral [garantia] que eles usam no ELA depende significativamente de ativos ligados ao governo."
Desde 29 de junho, as agências bancárias gregas estão fechadas e cada cidadão só pode sacar ou transferir 60 euros por dia. Como as instituições financeiras estão ficando sem papel-moeda em razão desse controle, há possibilidade de que o governo grego venha a limitar ainda mais os levantamentos de dinheiro.
Nesta segunda-feira (6), entretanto, o ministro da Economia da Grécia, Giorgos Stathakis, afirmou o limite de saque poderá ser mantido até a próxima sexta-feira (10), sem que nenhum banco entre em colapso, caso BCE mantenha a linha de apoio emergencial.
Fonte: iG