Segundo dados do Sindicato, somente em Mato Grosso, foram totalizadas 30 demissões neste primeiro trimestre de 2012. Também durante o protesto, os bancários cobraram a imediata instalação de biombos na agência.
Ainda de acordo com Seeb-MT, devido a não instalação dos biombos e a demora no atendimento por causa das demissões, clientes procuram o Sindicato para reclamar do Itaú que não responde às reclamações apresentadas e não toma nenhuma atitude.
O presidente do Sindicato, Arilson da Silva, observa que o banco deve valorizar os bancários e os consumidores que são os grandes responsáveis pelo lucro bilionário do Itaú – em 2011 o banco somou lucro de R$ 14,6 bilhões. “É uma vergonha que o banco não tenha instalado os biombos nas agências, é uma falta de respeito com a população. Queremos mais segurança e o fim das demissões”, diz Arilson.
“Além da falta de segurança, os bancários vivem com medo de ser demitidos e são submetidos a pressões diárias, metas abusivas e o assédio moral se intensifica. Resultado para população é a demora no atendimento por falta de bancários e estresse nas agências”, destaca o diretor do SEEB-MT e funcionários do Itaú, Natércio Brito.
Camila Ribeiro – especial para o Circuito Mato Grosso com assessoria
Foto: Divulgação