O Itaú é um dos bancos que ainda não instalou os biombos apesar de lucrar em 2011, R$14,6 bilhões e já despediu mais de 4.700 pessoas em todo país deste o ano passado. Em Mato Grosso, somente nesse primeiro trimestre já ocorreram mais de 30 demissões.
“Além da falta de segurança, os bancários vivem com medo de ser demitidos e são submetidos a pressões diárias, metas abusivas e o assédio moral se intensifica. Resultado para população é a demora no atendimento por falta de bancários e estresse nas agências”, destaca o diretor do SEEB-MT e funcionários do Itaú, Natércio Brito.
O presidente do Sindicato, Arilson da Silva, observa que o banco deve valorizar os bancários e os consumidores que são os grandes responsáveis pelo lucro bilionário do Itaú. “É uma vergonha que o banco não tenha instalado os biombos nas agências, é uma falta de respeito com a população. Queremos mais segurança e o fim das demissões”, diz Arilson.
Devido a não instalação dos biombos e a demora no atendimento por causa das demissões, clientes procuram o Sindicato para reclamar do Itaú que não responde às reclamações apresentadas e não toma nenhuma atitude.
Biombos
Das 74 agências de Cuiabá, 35 instalaram os biombos. Os bancos que não estão cumprindo a Lei Municipal são Itaú, Bradesco, Santander e Banco da Amazonas, somando 39 agências na capital.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), os municípios podem criar leis específicas para garantir a segurança da população, como a instalação dos biombos nas agências bancárias. A decisão do TJ foi a resposta a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) que encaminhou pedido de inconstitucionalidade às leis que determinavam a instalação dos biombos em municípios do país.
Da Assessoria
Foto: Mary Juruna