Internacional

Baltimore prende quase 500 em 11 dias de protestos

A polícia de Baltimore diz que quase 500 pessoas foram presas e mais de 100 policiais ficaram feridos desde o início dos protestos na cidade, em 23 de abril. As manifestações começaram após a morte de Freddie Gray, um jovem negro de 25 anos que foi ferido enquanto estava sob custódia policial.

Segundo a agência AP, o porta-voz da polícia, capitão Eric Kowalczyk, disse no domingo (3) que o total de prisões chegou a 486 entre os dias 23 de abril e 3 de maio, quando foi encerrado o toque de recolher na cidade. De acordo com o capitão, 46 pessoas foram detidas na última noite antes do encerramento.

Kowalczyk afirmou ainda que 113 policiais foram feridos durante as manifestações e em conflitos, mas não especificou se e quantos deles teriam sido feridos gravemente. Ele explicou que, com o fim do toque de recolher, os oficiais irão continuar concentrados em “zonas preocupantes” da cidade e monitorando possíveis protestos.

Também no domingo, um grupo de líderes religiosos organizou um encontro que reuniu centenas de pessoas perto da prefeitura de Baltimore. Em meio a orações e cânticos, os presentes voltaram a pedir por justiça no caso de Gray. Seis policiais acusados de participarem da detenção e transporte do jovem foram indiciados por sua morte.

O governador Larry Hogan anunciou que os 3 mil integrantes da Guarda Nacional de Maryland que haviam sido enviados a Baltimore já começaram a deixar a cidade. A expectativa é que todos tenham partido em um prazo de três dias, a partir do domingo. Hogan disse que o estado de emergência será suspenso apenas após o último integrante da Guarda Nacional sair da cidade, mas elogiou o fim do toque de recolher, decretado pela prefeita Stephanie Rawlings-Blake.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que