Nacional

Bahia recebe 307 mil testes rápidos para diagnóstico de Zika

Por Agência Brasil, Foto: Reprodução, Edição: Lílian BeraldoAcesse a matéria AQUI 

Começa hoje (16) a distribuição de 307 mil testes rápidos para diagnóstico do vírus Zika na Bahia. De acordo com a Secretaria de Saúde, os testes devem estar disponíveis nas maternidades e nos laboratórios públicos de todo o estado em até 15 dias.

A secretaria informou que este é o primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde à Bahia e corresponde a mais de 50% do total previsto para o ano.

A tecnologia do teste rápido permite que, em até 20 minutos, o paciente saiba se está infectado ou se já teve algum contato com o vírus Zika em algum momento da vida mesmo que não tenha apresentado sintomas. Até a criação do teste, o diagnóstico era feito com a detecção do vírus em exames laboratoriais, cujos resultados podiam levar semanas.

O teste rápido fornecido pelo Ministério da Saúde foi desenvolvido e produzido na Bahia, pelo laboratório público Bahiafarma, que obteve o primeiro registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 3,5 milhões de testes e fará a distribuição em  toda a rede pública do país por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os gestores municipais participaram hoje (16) de uma conferência online na qual foram orientados sobre a utilização do teste nas cidades que receberão a ferramenta.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Bahia, no ano passado, foram notificados mais de 57 mil casos de Zika em todo o estado. Este ano foram registradas 460 notificações, somente até 21 de fevereiro.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus