Pedestres caminham pela Avenida Paulista, fechada para veículos (Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo)
A Avenida Paulista, na região central de São Paulo, passa a ficar fechada para veículos por um período maior a partir deste domingo (13). A via ficará disponível para ciclista e pedestres das 10h às 19h. Até o último domingo (6), os carros paravam de circular no local no mesmo horário, mas já podiam voltar a rodar às 18h.
De acordo com a Prefeitura, a mudança visa incentivar ainda mais a apropriação de espaços públicos da cidade. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ficará responsável pelo trabalho operacional do trânsito nas regiões para garantir o fluxo viário e a segurança dos moradores e pedestres.
A Prefeitura de São Paulo oficializou o fechamento da Avenida Paulista para carrros aos domingos e feriados em decreto publicado no dia 25 de junho, no Diário Oficial do Munícipio. O texto instituiu o Programa Ruas Abertas, criado pela gestão municipal em 2015. Diversas outras vias fazem parte do projeto, dentre elas, a Avenida Sumaré, na Zona Oeste da cidade.
Desde outubro de 2015 o bloqueio acontece entre a Praça Osvaldo Cruz e a Rua da Consolação. À época, a decisão de fechar a via foi tomada pela administração municipal apesar da polêmica com o Ministério Público de São Paulo.
Um documento firmado com o órgão em 2007 previa que a avenida seria fechada apenas três vezes por ano – o que normalmente acontece no Réveillon, na corrida de São Silvestre e na Parada Gay. A Promotoria chegou a propor que uma faixa da via ficasse liberada para os veículos – o que não foi aceito pela Prefeitura.
Fonte: G1