Cidades

Avenida Paulista fecha para veículos e abre para lazer hoje

A Avenida Paulista será fechada para veículos e aberta para pedestres e ciclistas neste domingo (16), das 9h às 17h. Após dois testes realizados, em junho e agosto, é a primeira vez que o cartão-postal de São Paulo é fechado oficialmente.

A Prefeitura avaliou que, nos dois testes já realizados, não houve impacto significativo para o trânsito. O fechamento para veículos já tinha ocorrido no dia 28 de junho, para a inauguração da ciclovia da avenida, e em 23 de agosto, para a inauguração da ciclovia da Avenida Bernardino de Campos, continuação da Paulista na região do Paraíso. A administração também realizou audiências públicas para discutir o fechamento da Paulista para carros.

A decisão foi tomada pela administração municipal apesar da polêmica com o Ministério Público de São Paulo.

O Ministério Público disse, em nota divulgada nesta quinta-feira (15), que encaminhará nova recomendação ao prefeito Fernando Haddad (PT) para que ele “reveja seu posicionamento” com relação ao fechamento da Avenida Paulista aos domingos.

A nota também diz que “a atual gestão prefere adotar posições radicais” e que o MP “pretende soluções alternativas que realmente democratizem a utilização dos espaços públicos, de forma a maximizar sua utilização e minimizar seus danos e impactos à cidade e sua população, buscando harmonizar os interesses dos mais diversos setores da população”.

Um documento firmado com o órgão em 2007 previa que a avenida seria fechada apenas três vezes por ano – o que normalmente acontece no Réveillon, na corrida de São Silvestre e na Parada Gay.

Recentemente, a Promotoria vinha propondo que uma faixa da via ficasse liberada para os veículos – proposta que não foi aceita pela Prefeitura.
Haddad afirmou nesta quinta que todos os estudos foram realizados nas imediações, incluindo a Avenida Doutor Arnaldo, e também que todas as exisgências do Ministério Público foram atendidas. "Esse final de semana, no domingo, já vamos abrir para pedestres, ciclistas, skatistas, enfim, vamos viver uma nova fase da Paulista aos domingos", disse.

O prefeito já havia afirmado em diferentes oportunidades que o fechamento da Paulista se trata de uma medida de política pública com objetivo de a população se apropriar da cidade e de aumentar os espaços de lazer.

Acesso de moradores
Segundo a Prefeitura de São Paulo, o acesso dos moradores locais às suas residências será garantido, além do acesso a todos os hospitais da região. "Os moradores serão acompanhados por agentes da CET até a primeira esquina onde possa haver a conversão e terão que respeitar a velocidade máxima de 10 km/h", segundo a administração.

Com relação aos hospitais, a maioria dos acessos será por ruas transversais, e no caso do Santa Catarina e do Clube Homs, haverá faixa de acesso exclusiva.

"A operação será planejada e sinalizada para garantir a segurança de todos que forem ao local, além da fluidez do trânsito na região", diz a prefeitura.
A Avenida Paulista é a primeira entre as demais ruas que deverão ser abertas aos domingos. A previsão é que outros bairros da cidade, onde ocorrem audiências públicas, tenham uma rua para lazer aos domingos.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.