Cidades DESTAQUE 4

Ave símbolo de Mato Grosso é resgatada após ser baleada por fazendeiros

Por Lucas Bellinello

O tuiuiú foi resgatado com um ferimento a bala em Porto Alegre do Norte e encaminhado para a Sema

O Núcleo Bombeiro Militar de Confresa resgatou um tuiuiú, a ave símbolo do Pantanal, próximo ao perímetro urbano de Porto Alegre do Norte, a 1.143 km de Cuiabá. O animal ferido e com dificuldades para caminhar foi encontrado pela professora Rosivania de Queiroz Ribeiro, que prontamente comunicou o caso à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) por meio da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD/Sema) em Confresa.

A professora expressou alívio pelo resgate, destacando a importância de reportar casos semelhantes para dar uma chance de sobrevivência aos animais. O Núcleo Bombeiro Militar Confresa foi acionado e realizou o resgate, transportando o tuiuiú até uma clínica veterinária em Confresa credenciada à Sema-MT, a Clínica Mascote, para receber tratamento.

O diretor da unidade da Sema em Confresa, Edivaldo Soares Silva, explicou que a ação foi rápida após o acionamento, garantindo o socorro e transporte do animal ferido. Na clínica, a médica veterinária Daiane Gonçalves constatou que o tuiuiú chegou mancando, desidratado e com ferimentos, incluindo uma perfuração na região pélvica que sugere possível disparo de arma de fogo.

O tratamento incluiu analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e fluidoterapia para corrigir a desidratação. Exames de imagem, como raio-x, estão programados para avaliar a extensão dos ferimentos. O resgate e cuidados veterinários visam a recuperação do tuiuiú ferido, contribuindo para a preservação da fauna local.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.