“Nós conseguimos detectar, por exemplo, alguns atrasos na montagem de estrutura e integração entre os órgãos durante o primeiro dia que já não ocorreram na segunda noite. É desta forma que conseguiremos alinhar as ações para o Mundial no ano que vem”, afirmou o coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública para Grandes Eventos (Csige), Dan Câmara . “Esse aperfeiçoamento é importante para oferecer um serviço de excelência à população”, completou.
Na sexta-feira (25/10), houve 75 detenções para evitar desordem, além de quatro prisões, sendo uma por porte de arma branca, uma por tráfico de drogas e duas por desordem. No sábado (26/10), foram registradas 60 detenções e 10 prisões, sendo nove por desordem e um por desacato. “Essas detenções se referem a grupos, popularmente conhecido como “galeras”, que tentaram causar algum tumulto durante o evento e foram retirados”, disse Dan Câmara.
“O fato de ter sido um evento próximo à Arena da Amazônia, onde irão ocorrer os jogos, pode nos dar uma noção muito boa do que deverá ser feito durante o evento”, registrou o coordenador da UGP COPA, Miguel Capobiango Neto. Manaus receberá quatro jogos da Copa, todos válidos pela primeira fase do torneio.
O Centro de Comando e Controle Local (CICC-L) foi instalado dentro do Sambódromo e contou com representantes de todos os órgãos integrantes da festa. Na sala operacional, funcionou uma Central de Monitoramento de sete câmeras que foram instaladas em vários pontos do Sambódromo. Mais 12 câmeras funcionaram dentro da área do perímetro de interesse da Segurança Pública.
Um Centro de Comando e Controle Regional (CICC-R) foi montado no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Toda a estrutura do Ciops, inclusive os atendimentos pelo 190, 193 e Central de Monitoramento, ficaram de prontidão para qualquer eventualidade.
Fonte: UGP Copa – Manaus