Cidades DESTAQUE 4

Autoconhecimento e escolhas conscientes marcam encontro do “Mulheres Incríveis” em Cuiabá

O quarto episódio da série “Mulheres Incríveis” promoveu, na noite desta terça-feira (12), um encontro marcado por trocas de experiências e reflexões sobre autoconhecimento. Realizado na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, o evento contou com palestras da presidente da Câmara da Mulher Empresária da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Ana Cássia Rangel, e da superintendente do Banco do Brasil, Wanda Ribeiro. A iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) integra a programação especial voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino.

Para a diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, cada convidada foi escolhida estrategicamente para trazer um elemento complementar ao debate, enriquecendo as reflexões sobre o papel e os desafios das mulheres. “O Sebrae oferece cursos, consultorias e eventos com foco no empreendedorismo feminino. Projetos como o Força Mulher e o Sebrae Delas atendem mulheres em dificuldades financeiras ou em situação de vulnerabilidade, que desejam empreender ou fortalecer seus negócios”.

Em sua fala, Ana Cássia Rangel destacou a importância do cuidado pessoal como pilar para uma trajetória profissional e de vida saudável. Ela relatou um episódio de burnout há três anos, que serviu de alerta para desacelerar e priorizar a saúde física, mental e emocional. “A gente precisa ser produtivo, sim, mas sem deixar de lado o cuidado com a saúde. Não é necessário esperar que o corpo pare para perceber que é hora de reduzir o ritmo”, afirmou.

Wanda Ribeiro levou ao público uma mensagem sobre autoconhecimento e autoperdão, ressaltando a importância de reconhecer limites para fazer escolhas conscientes. Ao relembrar sua história, citou a difícil decisão de permanecer longe do filho pequeno por quase dois anos, após assumir um posto no Banco do Brasil em um município distante. “Essa renúncia foi dolorosa, mas me trouxe aprendizados. Hoje não carrego culpa, porque sei que trilhei um caminho de ética e transparência, e isso também fez parte do meu crescimento”, afirma.

O encontro reforçou que, apesar das trajetórias distintas, as experiências compartilhadas por Ana e Wanda convergem para um ponto central: o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Para o Sebrae/MT, essa troca é essencial para inspirar e orientar mulheres que buscam se fortalecer no mercado, seja ao iniciar um novo negócio ou expandir uma iniciativa já existente.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.