Foto Reprodução
DO G1/ AGRODEBATE
A semeadura da safra 2015/2016 de soja apresentou boa evolução semanal em Mato Grosso. Na semana passada, o estado registrou um avanço de 18,2 pontos percentuais, atingindo 38% na sexta-feira (30/10).
Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e mostram que, mesmo com atraso anual de 2,5 pontos percentuais com relação ao mesmo período no ano passado, o ritmo não é preocupante, já que esse atraso representa menos de 200 mil hectares.
"O aumento das chuvas nos últimos dias, sobretudo na maioria das regiões onde o volume ainda era insatisfatório, supriu a necessidade, pelo menos para se realizar a semeadura, e auxiliou na recuperação de algumas áreas com plantas recém-emergidas que já sofriam com alguns dias secos e indicavam a possibilidade de ressemeadura", informa o boletim semanal de soja, divulgado pelo Imea nesta semana.
O Instituto prevê que, caso as previsões climáticas de bons volumes de chuvas para as próximas semanas se confirmem, o ritmo da semeadura deve se intensificar.
"Com 3,5 milhões de hectares concluídos até outubro, o produtor tem necessidade de semear o mais rápido possível para garantir que as culturas de 2ª safra sejam semeadas dentro de um período ideal", afirma o boletim.