Opinião

AUGUSTO CURY: Leituras que transformam (I)

 

Anna Karollyna Silva*

Coleciono livros de Augusto Cury desde o ano de 2018. Além de psiquiatra, psicoterapeuta, cientista, é escritor. Suas obras são compostas por livros de ficção e não ficção. Autor da Teoria da Inteligência Multifocal, estuda a formação do eu, os papéis da memória e a construção dos pensamentos. Ele tem 51 livros publicados em mais de 70 países e vendeu cerca de 30 milhões de exemplares somente no Brasil.

Tudo começou com a minha madrinha Kimberlly Cristine que achou um livro dele perdido na estante da minha casa e começou a ler. O livro, Mulheres inteligentes relacionamento saudáveis, é dirigido às mulheres que procuram durante sua vida um amor singelo e inteligente, pois Augusto Cury diz que nada é tão belo quanto cultivar relações saudáveis e nada tão deprimente que construir relações doentes. Depois, minha madrinha me indicou os outros livros de Cury e fiquei encantada com suas teses e intensidade das histórias de seus livros.

Conheci as janelas killer, uma zona de conflito (no córtex cerebral) onde se arquivam nossas experiências ruins, traumas, tristezas, medo, etc. Quando uma dessas janelas está aberta ela bloqueia a inteligência, a lucidez, o raciocínio esquemático, a serenidade e a sabedoria. Já as janelas Light arquivam as boas experiências e agem de maneira inversa à janela Killer. Achei legal falar sobre isso na minha apresentação de feira de ciências de minha escola, já que é um assunto pouquíssimo conhecido. O tema foi: “Como funcionam as janelas Killer e Light.” Infelizmente não fui premiada na feira de ciências de 2018. Mas, não desisti.

O primeiro livro de Augusto Cury que   foi Ansiedade, como enfrentar o mal do século. Nesse livro, entendemos como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar o pensamento, gerir a emoção de maneira eficaz e resgatar nossa qualidade de vida.

(continua na próxima semana)

*Anna Karollyna Silva, 14 anos, cursa o 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Espírita Maria de Nazaré, Cuiabá.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do