Cerca de 3 mil crianças de Itanhaém, no litoral de São Paulo, passarão a ter o nome do pai registrado na Certidão de Nascimento. Neste sábado (20), serão realizadas audiências para a identificação de paternidade na cidade, por meio do projeto Pai Presente.A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça, em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal do Estado de São Paulo. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania foi o responsável por convidar os pais para comparecerem no dia da audiência e fazer o reconhecimento, após as mães terem se inscrito em um mutirão.
Nos casos de reconhecimento espontâneo, a certidão com o nome do pai da criança será emitida no mesmo dia. Na audiência, também serão resolvidas questões que envolvem a participação paterna, como alimentação, guarda e visitas.
Caso o pai tenha dúvidas quanto à paternidade, será colhido material genético para teste de DNA. Para isso, é necessário que a mãe leve os documentos pessoais dela e do filho, e o pai também ter os seus documentos em mãos.As audiências para identificação de paternidade ocorrerão na Universidade Unidez, localizada na Avenida Embaixador Pedro de Toledo, 196, no Centro. O horário é das 9h às 17h.
G1