Cidades DESTAQUE 3

Audiência pública debate soluções para mobilidade em Cuiabá durante grandes obras viárias

Os impactos da execução simultânea de grandes obras nas principais vias estruturais de Cuiabá serão debatidos em audiência pública na próxima quarta-feira (10), às 9h, na sede das Promotorias de Justiça da Capital. O encontro, promovido pela 29ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, também será transmitido pelo canal oficial do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) no YouTube.

O tema da audiência será “Mobilidade Urbana em Cuiabá: Desafios e Soluções Durante a Execução de Obras nas Vias Estruturais da Capital”. As discussões irão abordar transtornos causados por intervenções como as obras do BRT (Bus Rapid Transit), a reforma do Viaduto do CPA e a construção da Trincheira do Jardim Leblon. O objetivo é colher contribuições da sociedade civil, especialistas, setor produtivo e autoridades públicas para criar um plano de ação que reduza os impactos à mobilidade durante o período das obras, previsto até 2026.

De acordo com o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, a falta de planejamento e medidas emergenciais tem agravado o cotidiano da população. “A ausência de um plano discutido com os cidadãos, o não escalonamento de horários de servidores públicos, a falta de fiscalização de veículos pesados e a carência de manutenção e sinalização adequadas são pontos críticos que precisam ser resolvidos”, afirmou.

As manifestações serão registradas em ata, servindo de base para futuras ações do Ministério Público relacionadas à organização e fiscalização das obras. Entre as medidas que podem ser implementadas estão a melhoria na sinalização, o controle de horários para veículos pesados, o escalonamento de atividades públicas e a definição de horários alternativos para execução das intervenções.

Foram convidados para a audiência representantes da UFMT, CDL Cuiabá, Sinduscon-MT, Fiemt, Fecomércio-MT, Instituto Cidade Legal, além das secretarias municipais e estaduais ligadas à gestão urbana. Cada convidado terá cinco minutos para apresentação inicial, seguidos pela participação dos inscritos, também com tempo de fala limitado.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.