Esportes

Atraso em obras da Copa superam prazo de execução total

 
Está análise está contida no 5º relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), divulgado nesta terça (3) e que ainda revela que apenas 40% das obras estão executadas. Excluindo a implantação do VLT, o percentual executado corresponde a 51,06%. 
 
A auditoria realizada compreendeu a análise de 27 contratos, até o dia 31 de maio, cujo valor contratado soma pouco mais de R$ 2,2 bilhões. Do total de obras analisadas, apenas três foram concluídas. 
 
O relatório do TCE aponta ainda, que apenas quatro obras estão dentro do prazo de execução, oito apresentam atraso de até 60 dias, nove apresentam atrasos entre 60 e 180 dias e três apresentam atraso superior a 180 dias.
 
O relator permanente das contas da Secopa, conselheiro Antonio Joaquim, pontuou que muitas obras atrasadas, sequer têm demonstrado uma melhoria no ritmo de execução. Dentre elas, ele destaca a pavimentação das ruas do entorno da Arena Pantanal, Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari e restauração do córrego Mané Pinto e da Av. 8 de Abril.
 
O conselheiro alerta para o fato de que o Contrato 63/2012 – que prevê a implantação do coletor tronco – terá seu prazo de execução finalizado no próximo dia 24, no entanto, até o final do mês de maio, somente 5,04% da obra havia sido executada. 
 
“Há necessidade de um novo planejamento, definindo metas reais que possibilitem a intensificação do ritmo de execução da obra”, alerta Joaquim em Nota Técnica do TCE. 
 
A realização do Mundial em Cuiabá, pode ser comprometida, já que não bastassem os atrasos, algumas obras como como a construção do FIFA Fan Fest, dos Centros Oficiais de Treinamento, das instalações complementares da Arena Pantanal, ainda estão em fase inicial ou nem mesmo foram licitadas. 
 
Arena Pantanal 
 
Na obra da Arena Multiuso, o relatório apontou uma evolução positiva no ritmo dos serviços. No entanto, a estrutura metálica de cobertura que deveria estar concluída no final de abril/2013, apresenta-se 78,58% executada.
 
Alerta 
 
“Como se nota, a atual situação não apresentou muitos avanços. Assim, na condição de relator das contas da SECOPA, tenho a obrigação de alertar o Estado de Mato Grosso sobre a situação discriminada acima, razão pela qual estarei encaminhando cópia do relatório para a Assembleia Legislativa e ao governador do Estado”, declarou o conselheiro em seu relatório. 
 
Um próximo relatório de acompanhamento de obras da Copa deverá ser apresentado pelo TCE no dia 1 de agosto. 
 
 
Camila Ribeiro – Da Redação 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos