A jovem Amanda Alli, de 19 anos, que chegou atrasada e perdeu o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ganhou uma bolsa para estudar em um curso pré-vestibular na Zona Norte do Rio, fará sua matrícula na tarde desta quarta-feira (19). O G1 entrou em contato com Amanda, que se mostrou animada com os planos para o próximo ano. "Ano que vem eu vou ficar meio sem tempo, porque quero fazer o cursinho e alguma faculdade. Estou fazendo provas para algumas universidades particulares para tentar ganhar uma bolsa", contou a jovem.
Futura jornalista esportiva
"Antenada em esportes", conforme a descrição da família, Amanda é apaixonada por futebol. Acompanha até o futebol americano e conhece os astros da milionária liga americana. Para tentar cursar Jornalismo em alguma faculdade pública, ela convenceu diretores do Sesc a fazer um pré-vestibular voltado para moradores da Cidade de Deus e da Gardênia Azul, mesmo morando longe dali. "A família apoia muito, mas não dispõe de recursos financeiros", resumiu a tia de Amanda, Valéria Neves.
Para entrar no mercado de trabalho já um passo à frente dos concorrentes, Amanda viu tudo das Eliminatórias da Copa e, se tivesse participado de um bolão, teria acertado em cheio. "Ela chegou a prever que a Alemanha ia ganhar a Copa. Nós falamos: 'Mas como? Copa no Brasil, o país todo mobilizado'.E ela respondeu: por causa disso, disso e disso. Ela acompanhou toda a campanha da Alemanha. Só não previu o 7 a 1", relembra Valéria.
Bolsa de estudos
Sensibilizado pelo drama vivido pela jovem que perdeu a prova, o professor de um cursinho, que estava no local, ofereceu uma bolsa de estudos para Amanda. De acordo com Álvaro Barreto, a estudante poderá se preparar para o Enem de 2015 na unidade de um tradicional curso preparatório no Méier."Ela fazia cursinho à noite, outro dia quase foi assaltada enquanto voltava para casa. Lutamos com dificuldade para que ela conseguisse entrar na faculdade. Essa notícia da bolsa [oferecida pelo professor] é boa. Mas o que aconteceu hoje foi uma pena", afirmou a tia de Amanda.
G1