Nacional

Atrasada no Enem no Rio se matricula em curso pré-vestibular

A jovem Amanda Alli, de 19 anos, que chegou atrasada e perdeu o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ganhou uma bolsa para estudar em um curso pré-vestibular na Zona Norte do Rio, fará sua matrícula na tarde desta quarta-feira (19). O G1 entrou em contato com Amanda, que se mostrou animada com os planos para o próximo ano. "Ano que vem eu vou ficar meio sem tempo, porque quero fazer o cursinho e alguma faculdade. Estou fazendo provas para algumas universidades particulares para tentar ganhar uma bolsa", contou a jovem.

Futura jornalista esportiva
"Antenada em esportes", conforme a descrição da família, Amanda é apaixonada por futebol. Acompanha até o futebol americano e conhece os astros da milionária liga americana. Para tentar cursar Jornalismo em alguma faculdade pública, ela convenceu diretores do Sesc a fazer um pré-vestibular voltado para moradores da Cidade de Deus e da Gardênia Azul, mesmo morando longe dali. "A família apoia muito, mas não dispõe de recursos financeiros", resumiu a tia de Amanda, Valéria Neves.

Para entrar no mercado de trabalho já um passo à frente dos concorrentes, Amanda viu tudo das Eliminatórias da Copa e, se tivesse participado de um bolão, teria acertado em cheio. "Ela chegou a prever que a Alemanha ia ganhar a Copa. Nós falamos: 'Mas como? Copa no Brasil, o país todo mobilizado'.E ela respondeu: por causa disso, disso e disso. Ela acompanhou toda a campanha da Alemanha. Só não previu o 7 a 1", relembra Valéria.

Bolsa de estudos
Sensibilizado pelo drama vivido pela jovem que perdeu a prova, o professor de um cursinho, que estava no local, ofereceu uma bolsa de estudos para Amanda. De acordo com Álvaro Barreto, a estudante poderá se preparar para o Enem de 2015 na unidade de um tradicional curso preparatório no Méier."Ela fazia cursinho à noite, outro dia quase foi assaltada enquanto voltava para casa. Lutamos com dificuldade para que ela conseguisse entrar na faculdade. Essa notícia da bolsa [oferecida pelo professor] é boa. Mas o que aconteceu hoje foi uma pena", afirmou a tia de Amanda.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus