EUA recomendaram que atletas grávidas não viajem para o Brasil por causa do vírus da zika (Foto: Reuters/Ricardo Moraes)
A vice-diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), Anne Schuchat, disse nesta segunda-feira (11) que atletas que souberem que estão grávidas não devem viajar ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de agosto devido ao vírus da zika.
Schuchat afirmou ainda que a propagação e o impacto do vírus da zika são maiores do que o previsto inicialmente. Há fortes evidências de que o vírus está relacionado ao aumento de casos de microcefalia observado no Brasil nos últimos meses.
O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, Anthony Fauci, afirmou, por sua vez, que a primeira possível vacina para o vírus deve estar disponível em setembro.
Em fevereiro, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) já tinha informado que seus atletas poderiam considerar não disputar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro por causa da preocupação com o vírus da zika no Brasil.
O CDC também já vinha aconselhando as norte-americanas grávidas ou as que consideram engravidar a evitarem viajar para lugares onde o zika foi registrado.
Fonte: G1