Após o trabalho dos peritos da Politec e dos profissionais da Defesa Civil de Cuiabá foi constatada a necessidade de uma demolição emergencial na Ciclo Ribeiro, loja ao lado da Realmat que também foi atingida pelo fogo em 5 de dezembro. O relatório apontou o comprometimento das paredes com possibilidade de queda.
Também foi liberada a retirada da fachada metálica e dos vidros que quebraram na Realmat com o incêndio. A retirada dos escombros e a demolição serão realizadas pelas empresas, desde que com acompanhamento de um engenheiro responsável técnico.
A terceira empresa atingida pelo fogo, uma lotérica na avenida 15 de Novembro, também poderá retirar os escombros. A liberação para os trabalho é necessária por causa do risco de desabamento nos prédios, por causa das estruturas que foram atingidas pelo fogo.
Além dos escombros, 13 dias após o incêndio ainda existem pequenos focos de fogo embaixo dos escombros. Quando chove é possível perceber uma fumaça que sobe. (Com informações da assessoria)