Internacional

Atentados à bomba matam pelo menos 71 pessoas na Nigéria

 
As explosões aconteceram por volta das 6h45 (2h45 no horário de Brasília), quando os passageiros esperavam para embarcar em 12 veículos estacionados no terminal de Abuja. Devido à força dos artefatos, houve muita confusão, com corpos mutilados espalhados pelo chão. Os bombeiros e equipes de resgate trabalharam durante a manhã para apagar o incêndio gerado pela detonação da bomba e para retirar os corpos do local.
 
Nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques até agora, mas as autoridades nigerianas suspeitam da milícia radical islâmica Boko Haram, a mesma que, há pouco mais de uma semana, causou a morte de 98 pessoas em três ataques no Norte do país. Desde 2009, quando seu líder, Mohamed Yusuf, foi morto pela polícia, estima-se que o grupo já tenha causado mais de 3 mil mortes. Somente em 2014, as autoridades calculam que 250 mil famílias fugiram de suas casas, no Noroeste da Nigéria, e 700 pessoas morreram nos ataques terroristas.
 
Em 2011, o Boko Haram fez um dos seus ataques mais violentos, explodindo um carro no edifício da Organização das Nações Unidas (ONU) em Abuja, matando pelo menos 26 pessoas. A Nigéria, recentemente reconhecida como a maior economia da África, tem 170 milhões de habitantes, divididos em aproximadamente 200 grupos tribais, o que gera muitas tensões políticas, socioeconômicas, religiosas e territoriais.
 
*Com informações da Lusa
 
Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que