Cidades DESTAQUE 3

Atendimentos espontâneos realizados pelas unidades básicas desafogam as UPAs de Cuiabá

Por Letícia Kathucia/Assessoria

As unidades que compõem a rede de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá estão cumprindo diariamente as demandas de atendimentos espontâneos em cada uma das 67 unidades que fazem parte da rede, além dos atendimentos agendados. São mais de 200 atendimentos na modalidade “pronto-atendimento”.

Conforme o secretário adjunto da Atenção Primária da SMS, José Ricardo de Amorim Santana, esses atendimentos ajudam a desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), responsáveis por essa demanda.

“Atualmente, temos 113 equipes atuando nessas unidades, que funcionam das 07h às 19h, por meio de agendamento e são acompanhadas pela rede. Porém, nessas unidades, também são realizados os atendimentos espontâneos, que recebem pacientes que não tinham horário marcado e apresentam sintomas leves. Caso haja necessidade, o paciente é transferido para uma unidade de maior complexidade”, explica o secretário adjunto.

Uma medida anunciada recentemente pelo prefeito Emanuel Pinheiro pretende fortalecer a saúde pública municipal: a implantação de mais 80 Equipes de Saúde da Família (ESFs) nas unidades básicas e 25 equipes de saúde bucal, ampliando o horário de atendimento e a capacidade de resposta às demandas espontâneas nas unidades.

Com a adição dessas novas equipes, todas as unidades básicas funcionarão até as 19h, e em algumas delas, o atendimento será estendido até as 22h. A cobertura da Atenção Básica em Cuiabá atualmente é de 51,96%. Com a implantação das equipes, estima-se que essa cobertura será elevada para 84,73%.

Foto: Luiz Alves

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.