Cidades

Atendimento na Farmácia de Alto Custo pode parar por falta de funcionários

Isso, porque, o período de reorganização da unidade, de trinta dias, contados após o fim da intervenção do Instituto Pernambucano de Assistência Social (Ipas) termina nessa quinta e os servidores não foram informados sobre quais atitudes serão estabelecidas para o pleno atendimento da população.   

Segundo o servidor, a unidade, relacionada à Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) não possui coordenador ou chefe administrativo e apenas cinco funcionários tentam atender a todos os pacientes que conquistaram o direito do recebimento gratuito do medicamento.

Ele conta que a situação na farmácia já era ruim quando estava sob a Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Pernambucano de Assistência Social (Ipas). Quando, segundo ele, muitos funcionários públicos de carreira foram afastados para dar espaço à entrada de outros contratados pela OSS. Agora sem um novo contrato ou relocação de funcionários não é possível atender a população.

Outro Lado

Por sua vez, a assessoria da SES informou que serão remanejados servidores da própria pasta para a unidade, após o termino do período de reorganização, ou seja, sexta-feira (29). Acontece que o contrato com a Ipas foi  reincidido no ano passado, culminado com o período de intervenção da Oss responsável pelo serviço de armazenamento e distribuição de medicamentos.

O perídio estipulado para a intervenção foi de 180 dias, vencido no mês passado, quando passou a vigorar o tempo de reorganização da Farmácia pelo Poder Público. Agora, cabe a Secretaria de Saúde definir e executar uma ação definitiva, como o chamamento publico pra uma nova Organização Social de Saúde,  processo seletivo ou concurso publico para servidores, sendo a mais provável a primeira opção.

Desorganização na farmácia

Após a constatação de perdas de R$2,8 milhões, e mais R$191 mil de medicamentos encontrados vencidos na prateleira da Farmácia em julho do ano passado, o contrato com a OSS passou por auditoria. Já em janeiro de 2014 o Governo do Estado reincindiu contrato com a Ipas e a administração daFarmácia de Alto Custo voltou a ser da SES.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.